Pular para o conteúdo
Início » Sindicato reclama mais trocas de coordenadores de ensino chegam a cinco regiões do DF

Sindicato reclama mais trocas de coordenadores de ensino chegam a cinco regiões do DF

Além de Ceilândia, Paranoá e Santa Maria, Planaltina e Taguatinga tiveram mudanças nas regionais. Sindicato da categoria reclama

atualizado 12/02/2021 10:32

Secretaria de Educação
Michael Melo/Metrópoles
O Governo do Distrito Federal (GDF) trocou coordenadores e auxiliares das Coordenações Regionais de Ensino (CREs) de mais duas regiões administrativas nessa sexta-feira (12/2). Planaltina e Taguatinga somaram 14 substituições e afastamentos nas regionais. As mudanças foram publicadas na primeira edição do Diário Oficial do Distrito Federal de hoje.Também sofreram mudanças as regionais de Ceilândia, Paranoá e Santa Maria. No total, 18 pessoas das equipes dessas cidades foram afastadas só nessa quinta-feira (11/2).

O Sindicato dos Professores do Distrito Federal destacou que não houve qualquer diálogo com a comunidade escolar antes das mudanças. “O governo, de forma antidemocrática, sem diálogo com gestores e professores, fez trocas em várias regionais de ensino para colocar seus aliados”, reclamou Samuel Fernandes, diretor do Sinpro-DF.

Na quinta-feira (11/2) os diretores de escolas do Paranoá organizaram um protesto, após tomarem conhecimento de que o então coordenador de ensino da cidade, Isac Aguiar de Castro, tinha sido exonerado do cargo.

A preocupação do Sinpro-DF e dos professores é com o início de um ano letivo difícil devido à pandemia da Covid-19. “A nossa obrigação é acompanhar o desempenho e a gestão desses que foram nomeados, e esperamos que o governo tenha a responsabilidade de nomear gestores que tenham compromisso com a educação pública, sobretudo nesse momento de pandemia”, diz Rosilene Côrrea, diretora do Sinpro-DF.

Substituições no GDF

Doze mudanças foram feitas na Regional de Ensino de Planaltina. Osman Felipe Monteiro deixou o cargo de chefe da Regional e será substituído por Lucivan Corrêa Bernardo. Geise Calmária Petine de Lucena foi exonerada da função de assessora da coordenação regional, dando lugar para Ana Virgínia de Castro Salgado. Geise assumiu o cargo de vice-diretora do Centro Educacional Águas do Cerrado, em Planaltina. Dinamar Rodrigues da Silva Carneiro é o novo diretor.

Da Regional de Ensino de Taguatinga, saiu a coordenadora Sirlene Reis Landim, substituída por Iêdes Soares Braga.

Veja as trocas por região administrativa:

  • Regional do Paranoá: coordenador de ensino e sete auxiliares
  • Regional de Santa Maria: coordenador de ensino e quatro auxiliares
  • Regional de Ceilândia: coordenador de ensino e quatro auxiliares
  • Regional de Planaltina: coordenador de ensino e quatro auxiliares
  • Regional de Taguatinga: coordenador de ensino
Outro lado

A reportagem questionou a Secretaria de Educação (SEE) sobre o motivo das trocas nas coordenações regionais de ensino. Até a última atualização desta reportagem, a pasta não havia se pronunciado. O espaço segue aberto a manifestações.

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News