Pular para o conteúdo
Início » Segunda semana cultural dos Centros de Juventude, criatividade em pauta

Segunda semana cultural dos Centros de Juventude, criatividade em pauta

Experimentação e criatividade no palco na II Semana Cultural dos CJs

Serão apresentadas as produções dos jovens nas oficinas de teatro realizadas pelos Centros de Juventude (CJs)

AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: RENATA LU

Os Centros de Juventude do DF realizarão entre os dias 26 e 30 de abril a II Semana Cultural do CJ: CASULO, um evento focado em mostrar as produções dos jovens da oficina de teatro realizada no âmbito do projeto em exibições virtuais.

Setenta e três participantes, divididos em cinco módulos, fizeram uma imersão em leituras, pesquisas, ensaios virtuais e exploraram os espaços de suas casas com intuito de oferecer o melhor para os espectadores e colegas. Nas atividades realizadas nos últimos quatro meses, cada jovem foi estimulado a refletir, criar e desenvolver sua autonomia com a finalidade de crescer e se desenvolver coletivamente.

Todos os trabalhos que serão apresentados na CASULO são resultantes dos esforços mútuos dos jovens, oportunidade em que eles são os “câmeras”, os roteiristas, os atores e os diretores de si próprios – dinâmica potencializada no período de pandemia, momento em que as atividades do Centro de Juventude foram adaptadas para a modalidade virtual.

A abertura da Semana Cultural será com “Fragmentos de Shakespeare – Romeu e Julieta”, produzido pelos participantes do Módulo I. Neste trabalho, os jovens foram instigados a explorar a metalinguagem representando o clássico pela perspectiva de um coletivo jovem que decide montar essa obra e explorar os ensaios virtuais mostrando os desafios de se fazer teatro na pandemia.

“Em dezembro de 2020 tivemos a 1ª Semana Cultural dos CJs e fomos absolutamente surpreendidos com o talento e a sensibilidade dos alunos do teatro e eu tenho certeza que não será diferente dessa vez. O professor Adilson inclusive já adiantou que a 2ª Semana Cultural vai mexer com nossas emoções e estamos na expectativa para ver nossos jovens em ação”Kedson Rocha, secretário de Juventude

No segundo dia de exibições, a MIM – Mostra Interna da Monólogos ganha destaque como produção da turma do Módulo II. Os jovens ampliaram suas pesquisas para variados autores e obras, que vão desde a Grécia antiga até a contemporaneidade, para exercitar sua criatividade e desenvolvimento. O espetáculo se sobressai pela mescla e pluralidade de narrativas, apresentando textos de Sófocles, Shakespeare, Molière, Brecht, Ionesco, Sartre, Ariano Suassuna, Plínio Marcos, Nelson Rodrigues e Guarnieri.

Reflexão

O Módulo III apresentará o curta-metragem “A Cura”. Estimulados a explorar o audiovisual, a criar seu próprio roteiro e com a necessidade de falar sobre o que estão vivendo, o curta propõe a seguinte reflexão: se em 2027 ainda estivermos sofrendo com essa crise sanitária, e, como consequência dos males dessa pandemia, a expectativa de vida fosse achatada para os 25 anos de idade, quem contaria essa história e como encontraríamos a solução? O desenrolar dessa trama será apresentado no terceiro dia da II Casulo.

A turma do módulo IV traz a “Desmontagem Cênica”: uma visita às suas criações durante a passagem por todos os módulos da oficina e o compartilhamento de como foram seus processos de criação. Nessa dinâmica, os jovens destacam a jornada de pesquisa refletindo sobre o que fica de cada cena, de cada personagem e daquilo que não foi dito, mostrado e dividido. A Desmontagem serve como um grande exercício de olhar para o passado para ressaltar a importância da trajetória e dos processos. Ao fim da exibição, cada aluno estará numa sala individual com uma cena surpresa que será realizada em tempo real e executada para o público, que se dividirá entre 14 salas virtuais.

O último dia será tão especial e marcante quanto toda semana, porém reserva um rito de passagem, um fechamento de ciclo. Os jovens do Coletivo Artístico CeinCena concluem o último módulo do curso e encerram suas passagens pelas oficinas de teatro do Centro de Juventude do DF. Para homenageá-los, será exibido o documentário “Não É Sobre o Fim”, que conta a trajetória do grupo que conhece e reconhece no teatro valores e lembranças que seguirão para toda vida.

“Em dezembro de 2020 tivemos a 1ª Semana Cultural dos CJs e fomos absolutamente surpreendidos com o talento e a sensibilidade dos alunos do teatro e eu tenho certeza que não será diferente dessa vez. O professor Adilson inclusive já adiantou que a 2ª Semana Cultural vai mexer com nossas emoções e estamos na expectativa para ver nossos jovens em ação”, declara Kedson Rocha, Secretário de Juventude do Distrito Federal.

As atividades acontecerão nas noites dos dias 26 a 30 de abril, sempre às 20h, no canal do IECAP – Agência de Transformação Social no YouTube. Após as exibições haverá bate-papo no Zoom entre os jovens atores e os espectadores. A programação foi desenhada e pensada por jovens para jovens e mostra-se como uma ótima oportunidade de entretenimento para a juventude em isolamento social.

Serviço

II Semana Cultural do CJ: CASULO
Data: 26 a 30/4 Horário: 20 horas
Evento on-line no YouTube: Canal IECAP – Agência de Transformação Social (https://bit.ly/2LriWsO)
Link de acesso ao bate-papo no Zoom após as exibições: https://us02web.zoom.us/j/83639978573

Programação

1) 26/4, 20h – Fragmentos de Shakespeare – Romeu e Julieta
2) 27/4, 20h– Mostra Interna de Monólogos – MIM
3) 28/4, 20h – “A Cura”
4) 29/4, 20h – Desmontagem: o que não foi visto também é cena
5) 30/4, 20h– “Não é sobre o fim”

*Com informações da Sejuv