Secretário de Saúde diz discordar ‘veementemente’ que haja ‘aceleração descontrolada’ da transmissão de coronavírus no DF
Análise do Ministério da Saúde citou capital entre cinco regiões com maior incidência da doença. Em entrevista ao Bom Dia DF, Francisco Araújo afirma que rede pública ‘está preparada’ para atender população.
Por G1 DF e TV Globo
Secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, em entrevista à TV Globo — Foto: TV Globo/Reprodução
O Secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, afirmou nesta segunda-feira (6) que “contesta veementemente” a análise do Ministério da Saúde de que o Distrito Federal apresenta uma “aceleração descontrolada” da transmissão do novo coronavírus. O comentário foi durante entrevista ao Bom Dia DF.
Um relatório do Ministério da Saúde, divulgado nesta sexta-feira (3), informou que quatro estados e o Distrito Federal podem estar em transição da fase epidêmica do novo coronavírus, passando de transmissão localizada para a aceleração descontrolada da pandemia.
De acordo com os dados do governo federal, é preocupante a situação do Distrito Federal, São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro e Amazonas, considerando a média da incidência nacional, de 5,3 casos por 100.000 habitantes.
Até a noite deste domingo (5), o DF registrava 468 casos de coronavírus. O balanço aponta 14 novas notificações nas últimas 24 horas. A capital soma sete mortes causadas pela doença.
Questionado se o GDF tem suporte para frear a alta dos casos de coronavírus, o secretário defendeu que a rede pública “está preparada”.
“O sistema colapsa na hora que há uma procura muito grande e a rede não atende. A nossa rede hoje está pronta para atender a população”, afirmou o secretário.
Adaptações: Alexandre Torres
Guará News