Pular para o conteúdo
Início » Saúde para os pulmões. Assa-peixe: o que é, para que serve e como fazer o chá

Saúde para os pulmões. Assa-peixe: o que é, para que serve e como fazer o chá

A assa-peixe é uma planta medicinal rica em sais minerais e possui propriedades anti-inflamatórias e expectorantes, sendo uma ótima opção para complementar o tratamento de alterações respiratórias, como gripe e bronquite, por exemplo, pois é capaz de aliviar alguns sintomas como dor nas costas, dor no peito e tosse.

Pesquisa: Alexandre Torres

Guará News

A assa-peixe é conhecida cientificamente como Vernonia polysphaera, é frequentemente encontrada em terrenos baldios e pastagens, sendo muitas vezes considerada erva-daninha, e multiplica-se rapidamente em solos pouco férteis. Apesar de ter benefícios para a saúde, o uso da assa-peixe não deve substituir o tratamento indicado pelo médico.

Assa-peixe: o que é, para que serve e como fazer o chá

Para que serve

A planta assa-peixe possui propriedade balsâmica, expectorante, fortificante, hemostática, diurética e anti-inflamatória, podendo servir para auxiliar no tratamento de diversas situações, como por exemplo:

  • Ajudar no tratamento de alterações respiratórias, como gripe, pneumonia e bronquite;
  • Aliviar e tratar as hemorroidas;
  • Auxiliar no tratamento cálculo renal;
  • Tratar alterações no útero;
  • Prevenir o desenvolvimento de úlceras, já que é capaz de diminuir a irritação da mucosa gástrica;
  • Ajudar no alívio de dor muscular.

Além disso, essa planta pode ser utilizada para diminuir o inchaço causado pela retenção de líquidos devido a sua propriedade diurética.

Como usar a assa-peixe

As partes utilizadas da assa peixe são as folhas e a raiz, podendo ser feito chá, infusão ou até mesmo banho de assento, sendo indicado principalmente para auxiliar no tratamento de alterações no útero.

Como fazer o chá de assa-peixe

O chá de assa-peixe é a forma mais comum de utilizar essa planta, sendo principalmente indicada para ajudar a aliviar os sintomas de problemas respiratórios.

Ingredientes

  • 15 gramas de folhas de assa-peixe (aproximadamente 6 folhas);
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar as folhas de assa-peixe na água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar, deixar amornar e beber pelo menos 3 vezes ao dia. No caso da sua utilização para gripe e bronquite, por exemplo, pode-se adoçar o chá com um pouco de mel.

Efeitos colaterais e contraindicações

Até o momento não foram descritos efeitos colaterais relacionados ao consumo de assa-peixe, no entanto seu consumo deve ser orientado pelo fitoterapeuta. Além disso, o chá de assa-peixe é contra-indicado para mulheres grávidas ou em fase de lactação.