Pular para o conteúdo
Início » Santo casamenteiro tem celebração hoje no DF pela internet e drive-thru de comidas típicas

Santo casamenteiro tem celebração hoje no DF pela internet e drive-thru de comidas típicas

Por G1 DF

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News

Imagem de Santo Antônio  — Foto: Arquidiocese de Juiz de Fora/Divulgação

Imagem de Santo Antônio — Foto: Arquidiocese de Juiz de Fora/Divulgação

O dia dedicado a Santo Antônio, neste domingo (13), é celebrado em Brasília com missas ao longo do dia no santuário que leva o nome do santo casamenteiro, na 911 Sul. As celebrações ocorrem até as 20h (veja programação abaixo) e podem ser acompanhadas na paróquia ou pela internet.

Além da parte religiosa, no local haverá venda de comidas típicas do período junino, como galinhada, canjicas, caldos e pamonhas. A retirada é no modelo drive-thru ou para pedestres.

O comércio funciona no estacionamento do santuário, das 11h às 14h e, depois, a partir das 18h. Os preços variam de R$ 8 a R$ 30.

Missas

 

Ao longo do domingo serão nove missa no Santuário Santo Antônio. As celebrações presenciais vão ser intercaladas missas na matriz da paróquia e outras em um espaço aberto. Segundo os organizadores, a medida busca manter a higienização e o distanciamento entre os fiéis para evitar a propagação da Covid-19.

Veja os horários:

  • 6h: só a missa presencial
  • 7h: só a missa presencial
  • 8h: missa presencial e com transmissão ao vivo
  • 10h: só a missa presencial
  • 12h: só a missa presencial
  • 15h: missa presencial e com transmissão ao vivo
  • 17h: só a missa presencial
  • 18h: só a missa presencial
  • 20h: missa presencial e com transmissão ao vivo

    Santo casamenteiro

     

    Santo Antônio nasceu em Lisboa, capital de Portugal, onde inicialmente foi registrado como Fernando. A trajetória do religioso começou cedo na Igreja Católica, aos 19 anos. Logo ele ganhou fama de pregador “que atraia multidões”.

    No entanto, ele morreu novo, aos 36 anos, em junho de 1231. O religioso foi canonizado em 30 de maio de 1232, pelo papa Gregório IX. Ele é o segundo com maior número de devotos no Brasil.

    Santo Antônio é conhecido por interceder pelo amor e pela resolução de conflitos com a pessoa amada. A fama de casamenteiro, porém, surgiu da história de que o religioso ajudou uma moça que não tinha dote para casar.

    Segundo o livro “Devoção de Santo Antônio”, a mulher recebeu um bilhete do santo que dizia para ir até um determinado comerciante, que deveria dar a moça moedas de prata equivalentes ao peso do papel.

    “Obviamente, o homem não se importou, achando que o peso daquele bilhete era insignificante. Mas, foram necessários 400 escudos da prata para que a balança atingisse ao equilíbrio. Naquele momento, o comerciante lembrou-se de uma promessa que havia feito a Santo Antônio e não havia cumprido: dar 400 escudos de prata. A jovem recebeu a quantia e pode assim casar”, diz trecho do livro.