Pular para o conteúdo
Início » Reativada a entrega de medicamentos em casa

Reativada a entrega de medicamentos em casa

  • por

imagem05-11-2020-10-11-48Pacientes que estão cadastrados podem agendar a entrega por telefone | Foto: Breno Esaki / Agência Saúde

entregas de medicamentos domicilicos foram reativadas pelo Registro de Saúde (SES) nesta quarta-feira (4). As equipes de call center já começaram a agendar a operação, por telefone, para pacientes cadastrados. O programa é fruto da associação entre SES e Banco de Brasília (BRB).

A ação teve início no dia 3 de abril, no início da pandemia, como alternativa ao serviço de humanização e evitando aglomerações nas três unidades de componentes especializados, mais conhecidas como farmácias de alto custo.

33 Milusuarios estão cadastrados no programa

A interrupção do programa de entrega aconteceu no dia 30 de setembro, quando o DF passou a registrar quedas na taxa de transmissão do Covid-19. A partir daquele mês, 81.332 drogas foram entregues, beneficiando 58.062 pessoas. Atualmente, 33 usuários estão cadastrados nas três farmácias do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (Ceafs), localizado na Asa Sul, em Ceyland e no Gama.

Desativar o serviço tem causado aglomerações nas farmácias de alto custo, o que levou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, a solicitar o BRB, mesmo em outubro, para reativar o programa. “Pacientes têm maior conforto e segurança ao receber as drogas em casa”, explicou o secretário, que destaca este serviço como uma das medidas importantes tomadas pelo GDF para combater o coronavírus.

Face-to-face care

Mesmo com o serviço de entrega in-house, o serviço de pré-temporada continua ininterrupto nas três unidades da Farmácia de Alto Custo.

Devido à pandemia, todos os protocolos de segurança para cuidados, como limpeza do ambiente, uso de álcool gel para higienização da mão e a proteção Mask. As farmácias reúnem-se de segunda a sexta-feira, de 7h a 19h, e aos sábados, de 7h a 12h.

Como funciona

A entrega das drogas é feita após a programação pela central telefônica do programa, que estabelece o contato com as pessoas cadastradas. A droga chega na casa do paciente em cerca de quatro dias úteis após o agendamento.

O telefone da central de atendimento, para quem já está registrado, é (61) 3029-8080. Novos pacientes podem se inscrever pelo telefone 160, opção 3.

* Com informações do SES