Pular para o conteúdo
Início » Quem não conseguiu negociar ainda pode. Prazo para pagamentos negociados pelo Refis é ampliado

Quem não conseguiu negociar ainda pode. Prazo para pagamentos negociados pelo Refis é ampliado

Negociações em aberto

O governador Ibaneis Rocha prorrogou, na noite de quarta-feira (16), o prazo para análise e emissão de boleto para pagamentos de dívidas negociadas no Refinanciamento de Dívidas (Refis 2020). Agora, os pedidos poderão ser analisados até o dia 15 de janeiro de 2021 e pagos até o dia 30 do mesmo mês.

A complementação de documentos poderá ser feita até o dia 8 de janeiro. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial (DODF).

Papel Social

De acordo com o economista-chefe da Bluemetrix, Renan Silva, neste ano o Refis cumpre seu papel social de forma justa, uma vez que a pandemia do novo coronavírus gerou maiores endividamentos de empresários e pessoas físicas. “Nesse ano temos um grupo de empresários que foram extremamente prejudicados pela pandemia. Houve um aumento do endividamento das famílias e pequenas e médias empresas. Nesse aspecto, o Refis cumpre o papel de ajudar empresas em dificuldade e que ao mesmo tempo geram alguma manutenção do emprego e renda de uma parte da população”, explicou.

Ainda segundo o economista, o benefício de alívio fiscal para certa parcela da população passou a ser mais importante do que o usual endividamento proposital de empresas e pessoas físicas a fim de garantir descontos em certo momento por parte do poder público. “Observamos que na indústria, por exemplo, no ápice da pandemia, caiu muito o grau de atividade das empresas, porque faltavam nos estoques para a distribuição, mas as despesas não pararam como os aluguéis e os recursos humanos [funcionários], além dos impostos”, afirmou Renan.

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News