Pular para o conteúdo
Início » Programação cultural do DF tem destaque para Clarice Lispector, cinema, oficinas e teatro

Programação cultural do DF tem destaque para Clarice Lispector, cinema, oficinas e teatro

Por G1 DF

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News

Programação cultural gratuita é destaque na agenda deste fim de semana no DF

Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Entre sexta (8) e domingo (9), a capital recebe ainda shows no projeto Brasília Iluminada, peças literárias emhomenagem ao centenário da escritora Clarice Lispector, além de oficinas culturais e teatro para criançasVeja abaixo a programação completa:

Mostra Mel Brooks

 

O mês de janeiro traz a estreia da mostra gratuita “Mel Brooks: Banzé no cinema”. A iniciativa exibe, de graça, 28 filmes nas telonas do CCBB Brasília, até 31 de janeiro.

Mel Brooks — Foto: Reprodução/TV Globo

Mel Brooks — Foto: Reprodução/TV Globo

O evento faz uma espécie de retrospectiva do trabalho de Mel Brooks – considerado um dos maiores diretores americanos de comédia. Para assistir os filmes, é necessário retirar o ingresso pela internet.

Os bilhetes serão liberados todos os dias, a partir das 9h, para as sessões realizadas à tarde e à noite. Confira abaixo os filmes deste fim de semana:

Sexta (8):

  • 17h00 – S.O.S Tem um louco solto no espaço. Classificação indicativa: livre
  • 19h30 – Os Produtores. Classificação indicativa: 12 anos

    Sábado (9):

    • 14h30 – Corra que a polícia vem aí!. Classificação indicativa: livre
    • 17h30 – Drácula Morto mas feliz. Classificação indicativa: 12 anos
    • 20h00 – O Dorminhoco. Classificação indicativa: 14 anos

     

    Domingo (10):

    • 14h30 – A louca, louca história de Robin Hood. Classificação indicativa: 12 anos
    • 17h15 – Que droga de vida. Classificação indicativa: 12 anos

     

    Oficinas de graça

     

    Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília — Foto: CCBB/Divulgação

    Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília — Foto: CCBB/Divulgação

    O CCBB Brasília também oferece duas oficinas gratuitas neste sábado (9). Uma delas é em homenagem ao Dia do Fotógrafo – data comemorada em 8 de janeiro. Na atividade, que começa às 10h, os participantes vão apreender a produzir retratos a partir da observação de prédios próximos.

    Já às 15h, o espaço recebe uma oficina de histórias, na qual o público vai criar narrativas a partir do uso de imagens e textos reunidos em publicações artesanais.

    As duas oficinas têm capacidade máxima de 24 pessoas. Quem quiser participar deve chegar cedo, pois o ingresso será emitido na hora.

    O acesso ao CCBB é gratuito, mas, é preciso retirar bilhetes pela internet. Como medida de prevenção à Covid-19, no local, o uso de máscara é obrigatório, assim como a aferição de temperatura na entrada e o respeito às demarcações de distanciamento social.

    100 anos de Clarice

     

    Em celebração aos 100 anos do nascimento de Clarice Lispector – escritora que viveu entre 10 de dezembro de 1920 e 9 de dezembro de 1977 – o projeto #CCBBemCasa organizou uma programação especial com palestras e peças literárias online.

    As apresentações em homenagem à escritora ocorrem até 31 de janeiro, em sessões aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h – apenas pela internet. Para assistir, basta retirar o ingresso gratuitamente no site.

    “O projeto na Sala com Clarice é uma emocionante peça literária apresentada ao vivo, a partir de um cardápio de contos e crônicas da autora, onde o público escolhe, ao longo da sessão, quais textos gostaria de ouvir”, explicam os organizadores.

    Já a primeira palestra do evento ocorre na segunda-feira (11), e vai ser ministrada pela escritora Noemi Jaffe, que assume o espaço para falar sobre Clarice. Já no dia 25 de janeiro, é a vez da psicanalista e professora Maria Homem discutir a obra da escritora. Os links para os eventos serão disponibilizados nas redes sociais do CCBB Brasília.

    Balé e muita música

     

    Em janeiro, a agenda cultural da capital também conta com o restinho da programação do projeto Brasília Iluminada. Nesta semana, os shows ocorrem entre sexta e domingo (10), mas a programação se estende até o próximo dia 17.

    As apresentações podem ser assistidas, de graça, no palco montado em frente à Praça do Cruzeiro, no Eixo Monumental. Lá, o público encontra estruturas de madeira no gramado para indicar o distanciamento entre as pessoas. No local, também é obrigatório o uso de máscaras.

    O espaço recebe, nesta sexta-feira (9), a partir das 17h, apresentações de jazz e música clássica. Para encerrar a noite, tem espetáculo de balé.

    Pública acompanha evento Brasília Iluminada — Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

    Pública acompanha evento Brasília Iluminada — Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

    No dia seguinte, o palco é tomado pela Orquestra VGMus, que traz músicos especializados em arranjar e executar composições do mundo dos jogos, filmes, séries e animes. No show, o brasiliense verá projeções de videogames jogados ao vivo, tudo ao som da orquestra.

    Já no domingo (10), tem o quarteto Mousikê, formado só por mulheres. As musicistas entretêm o público com um repertório repleto de músicas de compositores negros.

    Veja abaixo a programação completa:

    8 de janeiro

    • 17h – Trio Jazz Bravíssimo
    • 18h – Duo PianoCello
    • 19h – Ballet Grupo de Bailarinos de Brasília

     

    9 de janeiro

    • 17h30 – Alysson Takaki
    • 18h30 – Orquestra VGMus

     

    10 de janeiro

    • 17h – Barroco
    • 18h – Mousiqué
    • 19h – Ballet Grupo de Bailarinos de Brasília