Pular para o conteúdo
Início » Policiais civis elegem presidência do Sinpol-DF na quinta-feira

Policiais civis elegem presidência do Sinpol-DF na quinta-feira

Policiais civis elegem presidência do Sinpol-DF na quinta-feira

Ao todo, quatro chapas disputam a eleição. Atualmente no comando da entidade, Rodrigo Franco, conhecido como Gaúcho, está fora do pleito

Nesta quinta-feira (05/03/2020), será escolhida a nova direção do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF). Ao todo, quatro chapas disputam o comando da instituição. A gestão terá duração de três de anos.
A eleição ocorre em meio à discussão, no Congresso Nacional, do projeto de lei que permite o reajuste às carreiras de segurança do Distrito Federal. O aumento, pleiteado pela Polícia Civil desde o governo de Agnelo Queiroz (PT), é a principal pauta dos candidatos ao comando do Sinpol-DF.
Após gerir o sindicato por seis anos, o atual presidente da entidade, Rodrigo Franco – conhecido como Gaúcho –, está fora da disputa. O candidato de situação é Alex de Oliveira Galvão, que atualmente ocupa o posto de diretor-adjunto de Benefícios, Cultura e Esportes da instituição.

Galvão encabeça a Chapa 20. O candidato a vice-presidente do grupo é Enoque Venâncio de Freitas. O apoio do atual comando à dupla, no entanto, tem sido utilizado pelos adversários, que atribuem à gestão os seis anos sem mudanças no contracheque.

A Chapa 10 conta com José Maria Oliveira Mendes como candidato a presidente e Francisco Pereira de Sousa a vice-presidente. Sousa comandou a Associação Geral dos Servidores da Polícia Civil do Distrito Federal (Agepol-DF), de 2015 a 2017.

José Marcus Monteiro de Oliveira e Júlio da Silva Carvalho compõem a Chapa 30 como candidatos a presidente e vice-presidente, respectivamente. Júlio Carvalho ocupa, atualmente, o cargo de chefe de Gabinete da Administração Regional do Cruzeiro.

O candidato à presidência do Sinpol-DF na Chapa 40 é Antônio Marcos Cosmo. Ele enfrentou Rodrigo Franco na última eleição do sindicato. Ficou em terceiro lugar – seis grupos disputaram o comando da entidade em 2017. O candidato a vice-presidente é Theodoro Eduardo Gonçalves Leite, que presidiu a Associação dos Agentes Penitenciários da Polícia Civil do Distrito Federal (Agepen).

A eleição será das 8h às 17h nesta quinta-feira (05/02/2020). Ao todo, haverá 17 pontos de votação. Ainda não há previsão de quando será divulgado o resultado.

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News