PETTIT RESTAURANTE – aproveite as delícias do PETTIT

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Pettit Restaurante – no GUARÁ 2, temos uma referência em delícias da comida mineira e goiana PETTIT RESTAURANTE ,   reservas 3201.1110. 

Portas abertas para o bom gosto, confira, aproveite e delicie-se com os temperos da comida mineira e goiana no PETTIT RESTAURANTE.

🍽😋🍽😋🍽😋

 

 

 

 

 

Pettit Restaurante – reservas 3201.1110. conheça a história da culinária mineira e goiana!

Conheça a história da culinária mineira

culinária de Minas Gerais talvez seja a que concentra a maior diversidade de pratos no Brasil, pois em cada região do estado há uma comida típica diferente, com ingredientes encontrados com fartura no meio rural. Quase todos os pratos contém legumes e frutos. Há duas iguarias oferecidas nas mesas de todas as casas mineiras, principalmente no interior: o feijão tropeiro (prato típico das cozinhas paulista e mineira) e o angu (típico do Brasil).

Importante destacar que a culinária mineira traz elementos que apontam para a diversidade local iniciada, ainda, com o primeiro adentramento dos exploradores de ouro. Portugueses, negros e índios passaram a compartilhar hábitos e ingredientes, até então singulares, que, ao longo do tempo, enraizaram uma cultura gastronômica única e que valorizava, cada vez mais, o regionalismo.

A partir do século XVIII, a visibilidade da região de Minas Gerais passou a deixar marcas na culinária nacional. Os variados e criativos usos de ingredientes como a mandioca e seus derivados, o milho, o leite, os tubérculos e folhagens, bem como as carnes de porco e boi, fazem partes de receitas passadas de geração à geração e que adentraram o século XIX e chegaram à nossa contemporaneidade. A proximidade de regiões (Goiás, São Paulo, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro) com tradições gastronômicas peculiares apenas reforçaram os sabores da culinária mineira, tornando-a uma referência histórica que funde hábitos e ingredientes europeus, indígenas e africanos.

Delícias do PETTIT REST. buffet delicioso nos esperando, comer bem nos dá saúde e disposição, PETTIT REST. AQUI NA QE 40. PÓLO DE MODA RUA 4. GUARÁ 2. 💥💥💥😋😋😋🍽🍽🍽

Culinária Goiana

A Culinária Goiana tem sabor daquela comidinha caseira feita com muito amor preparada pela mãe ou pela avó, de preferência num fogão a lenha. Os pratos típicos de Goiás são:

  • Galinhada,
  • Frango com Pequi,
  • Frango com Guariroba,
  • Galinha Caipira,
  • Empadão Goiano,
  • Pamonha,
  • Arroz com Suã,
  • Arroz a Puta Rica,
  • Carne na Lata,
  • Chica Doida,
  • Paçoca,
  • Peixe na Telha,
  • Tendo origem indígena, carregou a influência da culinária mineira e paulista no final do Século XVIII. Devido a escassez de alimentos, que eram trazidos de outras capitanias, tiveram que arranjar substitutos. Não tinha batata, usavam mandioca. A couve foi substituída pela taioba, entre outros. Com isso, a culinária goiana ficou diferenciada, pois utilizava os frutos do Cerrado.

    Galinhada

    O Prato preferido do Goiano é a Galinhada. E não é só arroz com galinha, mas pode ser acompanhada também com milho e o famoso pequi ou guariroba, açafrão, pimenta de cheiro e muita cebolinha verde. É uma combinação divina!

    Para quem nunca comeu Pequi, não se esqueça, não morda nem parta o pequi! Ele deve ser segurado com as mãos e tem que ser roído. O fruto tem um cheiro forte, o sabor é adocicado, tem uma polpa de coloração amarela que envolve uma semente dura e nela existe uma grande quantidade de espinhos. Tenha muito cuidado ao roer, nunca crave os dentes, pois tem muitos espinhos. Eu nunca me aventurei a roer um pequi, pois sou Pernambucana, mas gosto principalmente do sabor que ele deixa no arroz e no frango. Geralmente uso a polpa do Pequi em conserva. O Pequi ainda é usado em doces, licores e sorvetes.

    Tudo o que Você Precisa Saber Sobre a Culinária Goiana 2

    Empadão

    Quem visita Goiás não pode deixar de experimentar o famoso Empadão Goiano. É uma torta salgada típica da região. Fico com água na boca só de pensar naquela massa fina recheada com frango, queijo minas em cubos, azeitona e linguiça. Bem temperado e bem suculento que é uma das características da comida de Goiás. Também existe a opção de empadão com carne de porco, guariroba, entre outros mais.   Veja na imagem abaixo:

    Empadão Goiano

 

Você também pode querer ler