Pular para o conteúdo
Início » Nova mesa diretora da CLDF toma posse, primeira vez de duplo mandato de presidência da casa

Nova mesa diretora da CLDF toma posse, primeira vez de duplo mandato de presidência da casa

Por G1 DF

Adaptações: Alexandre Torres – Guará News

Posse da Mesa Diretora na CLDF, nesta sexta-feira (1º) — Foto: TV CLDF/Reprodução

Posse da Mesa Diretora na CLDF, nesta sexta-feira (1º) — Foto: TV CLDF/Reprodução

Os deputados que vão compor a Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) tomaram posse na manhã desta sexta-feira (1º) – primeiro dia do ano. A cerimônia presencial ocorreu no fim da manhã, com acesso restrito – devido à pandemia do novo coronavírus.

Os parlamentares, de maioria reeleita, assumem as funções de coordenar a Casa no biênio 2021 – 2022. A eleição ocorreu no dia 14 de dezembro e, pela primeira vez, o presidente da CLDF se manteve o mesmo por dois mandatos consecutivos.

Confira a composição:

  • PresidenteRafael Prudente (MDB)
  • Vice-presidente: Rodrigo Delmasso (PRB)
  • Primeiro-secretário: Iolando Almeida (PSC)
  • Segundo-secretário: Robério Negreiros (PSD)
  • Terceiro-secretário: Reginaldo Sardinha (Avante)
  • Ouvidor: Fernando Fernandes (Pros)
  • Corregedor: Hermeto (MDB)

 

Até o ano passado, a reeleição era proibida na Casa pela Lei Orgânica do DF (entenda mais abaixo). No entanto, um projeto aprovado em novembro de 2019 permitiu a recondução aos cargos.

Presença do governador

 

Governador Ibaneis Rocha (MDB) em discurso durante posse da Mesa Diretora da CLDF — Foto: Silvio Abdon/CLDF

Governador Ibaneis Rocha (MDB) em discurso durante posse da Mesa Diretora da CLDF — Foto: Silvio Abdon/CLDF

Além disso, Ibaneis também comentou a atuação da CLDF no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus na capital.

“[…] os projetos têm sido aperfeiçoados e tratados com responsabilidade. Só tenho a agradecer nos dois anos que se passaram, principalmente o ano de 2020, um dos períodos mais tristes do país, quando perdemos milhares de vidas.”

 

Por fim, Ibaneis deixou uma mensagem para os brasilienses: “Que a população possa encontrar o mais rápido possível a vacina, para virar essa página triste de nossa história“.

Composição da Mesa

 

Rafael Prudente foi reeleito com 21 dos 24 votos. Na disputa contra o emedebista, estava Reginaldo Veras (PDT), que recebeu dois votos: o dele mesmo e o de Leandro Grass (Rede), que concorria na chapa à vice-presidência. O distrital Fábio Félix (PSol) se absteve.

Rafael Prudente, presidente da CLDF — Foto: TV Globo/Reprodução

Rafael Prudente, presidente da CLDF — Foto: TV Globo/Reprodução

Rodrigo Delmasso (PRB) também foi reeleito para ocupar a vice-presidência da Casa, com 21 votos. Dos outros cinco cargos da Mesa Diretora, três tiveram mudanças. Reginaldo Sardinha assume a terceira secretaria no lugar de João Cardoso (Avante).

Fernando Fernandes é o novo ouvidor da CLDF, no lugar de Daniel Donizet (PL). Já a Corregedoria, que estava com o deputado José Gomes (PSB), agora fica com Hermeto. Iolando e Robério Negreiros permanecem na primeira e segunda secretarias, respectivamente.

Reeleição

 

Até o ano passado, a Mesa Diretora da CLDF não podia ser reeleita. Porém, em novembro de 2019, os parlamentares aprovaram projeto que permitiu a renovação do mandato. À época, Prudente não votou, porque a pauta poderia beneficiá-lo.

A norma mudou a redação do inciso II do artigo 66 da Lei Orgânica do DF. Com a aprovação da proposta, ficou permitida uma única recondução.

O projeto havia sido aprovado em primeiro turno em dezembro de 2015. Na votação no ano passado, foram 18 votos favoráveis à medida e cinco contrários.

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News