Pular para o conteúdo
Início » Novo RG possui mais segurança e informações

Novo RG possui mais segurança e informações

Um único documento que reúne informações de outros cadastros do cidadão. Assim é a nova carteira de identidade já emitida, desde o dia 13 deste mês, pela Polícia Civil do DF, por meio do Instituto de Identificação. O RG conta com visual moderno e diversos itens de segurança, conforme normatiza o decreto 9.278, de fevereiro de 2018.

Nessa identidade é possível acrescentar, além do número do CPF, dados de outros documentos, como os números de Identificação Social – NIS, do Programa de Integração Social – PIS ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – Pasep; a Carteira Nacional de Habilitação; o Cartão Nacional de Saúde; o Título de Eleitor, entre outros. Dessa forma, a carteira de identidade fará prova de todos os dados nela incluídos e dispensará a apresentação dos documentos nela mencionados.

O novo RG também pode, a pedido, exibir informações como o tipo sanguíneo e o fator Rh, e, ainda, condições específicas de saúde cuja divulgação contribua para preservar ou salvar a vida do titular. Além disso, o cidadão poderá pedir a inclusão do nome social, mediante requerimento e sem a exigência de documentação comprobatória.

No quesito segurança, o documento traz código de barras bidimensional, no padrão QR Code, que permitirá a consulta da validade do documento pelas autoridades públicas. O novo RG conta também com diversos elementos gráficos e de segurança, como as Armas da República Federativa do Brasil impressas com tinta invisível reativa à fonte de luz ultravioleta.

Para a emissão do novo documento, o cidadão deve realizar o agendamento no site: www.pcdf.df.gov.br. As vagas são disponibilizadas, todo dia útil, no sistema, nos seguintes horários: 8h30, 10h30, 14h30 e 16h30. Quem já possui RG e deseja tirar a segunda via precisa pagar a taxa de R$ 42 para a emissão do novo documento, como já ocorria na emissão da carteira de identidade antiga. Somente a primeira via é gratuita.

Divisão de Comunicação/DGPC
#PCDFagora
#PCDFemAção
PCDF, excelência na investigação

Fonte : www.pcdf.df.gov.br

Imagem : PCDF