Novo recorde de temperatura: DF deve registrar 36ºC nesta sexta
Umidade relativa do ar também fica em estado crítico, chegando aos 10%

O Distrito Federal não tem praia, mas o brasiliense precisa sair de casa neste final de semana, como se estivesse indo pegar um bronze na beira do mar. Isso porque a capital terá mais um recorde de temperatura máxima, com termômetros chegando a alcançar os 36ºC. Então é hora de caprichar no protetor solar, abastecer a garrafa d’água e tirar do guarda-roupa as peças mais leves possíveis.
“Podemos alcançar mais um recorde de calor no ano, assim como foi ontem, quando o DF registrou 35,7ºC. Hoje, a previsão é de que algumas regiões alcancem 36ºC, com uma umidade relativa do ar baixa também, chegando a 10%”, explicou o meteorologista Heráclio Alves.
O céu continua com poucas nuvens e a chuva não deve aparecer neste mês. Já são 109 dias de estiagem na capital, um número bem maior do que em 2018, quando foram 79 dias consecutivos sem chuva. Há outro recorde nada positivo que o DF pode quebrar, já que, em 2017, foram 131 dias de estiagem, mas, segundo o Inmet, há expectativa de que a chuva venha antes que Brasília alcance esse número novamente.
Os dados das temperaturas máximas também assustaram em 2017. Naquele ano, os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia marcaram
37, 3 ºC, a maior temperatura já registrada no Distrito Federal.
Adaptações: Alexandre Torres
Guará News