Reforma começa pelo 1° ano e será expandida gradativamente, diz Secretaria de Educação. Conforme pasta, comitê desenvolve modelo que deve ser finalizado e avaliado apenas em 2025.
Por Walder Galvão, g1 DF
ADAPTAÇÕES: aLEXANDRE tORRES
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Cadeira de escola no DF — Foto: Eduardo Paiva / TV Globo
As escolas do Distrito Federal se preparam para implementar o novo ensino médio, que entra em vigor a partir de 2022, em todo país. A reforma muda a carga horária e o conteúdo oferecido aos estudantes, e o currículo tem dois blocos, com disciplinas obrigatórias e optativas, que são escolhidas por alunos (veja detalhes abaixo).
O novo ensino médio foi aprovado em 2017 por meio de uma lei federal. Em Brasília, a capacitação dos professores começou em 2019 e, segundo a Secretaria de Educação, um comitê foi montado para desenvolver o modelo, que deve ser finalizado e avaliado apenas em 2025.
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Projeto piloto
Em 2020, o DF iniciou a reforma em cinco unidades de ensino, que serviram como piloto do projeto e para que os educadores se adaptem. Atualmente, 12 escolas de Brasília funcionam com o novo modelo.
A diretora de ensino médio da Secretaria de Educação, Juliana Bottechia, conta que os professores passam por uma “formação continuada” para que sejam capacitados para atuar já a partir de 2022. Porém, de acordo com ela, o estudo sobre o modelo não será interrompido.
“A formação continuada não acaba. Depois, vai para outra fase”, diz Juliana Bottechia.
A diretora aponta que as escolas também estão sendo adequadas para o novo ensino médio. Segundo ela, “cada unidade tem projeto político e pedagógico próprio, que será adaptado”.
Além disso, também pode haver mudanças na infraestrutura das unidades, diz Juliana. “A escola pode precisar de alguma adequação como no laboratório, por exemplo, ou em relação à pandemia [de Covid-19]”.
Implementação
Estudante escreve em caderno — Foto: TV Globo / Reprodução
No Distrito Federal, o novo ensino médio será implementado, inicialmente, para os alunos da primeira etapa. Em seguida, os outros anos passam pelas adequações à medida.
- 2022
Novo ensino médio implementado para o 1° ano - 2023
Modelo expandido para 1° e 2° ano
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Modelo será avaliado institucionalmente
A diretora de ensino médio da Secretaria de Educação do DF, Juliana Bottechia, considera que a reforma traz vantagens para os alunos. “Como o curso vai ser dividido em semestres, ele não precisará passar por uma reprovação geral, como acontece no modelo atual”, diz ela.
A gestora diz ainda que os estudantes, apesar de precisarem cumprir disciplinas obrigatórias, também poderão optar por matérias que têm maior afinidade.
“A entrada é anual, mas o estudante faz uma organização semestral de estudo. A cada seis meses, ele pode fazer outras escolhas”, diz.
“Tem esse lado maravilhoso da gente procurar aprender mais do que a gente ensina”, diz a diretora.
Veja como vai funcionar
Novo Ensino Médio
Como é agora | Como será a partir de 2022 |
O regime de oferta de disciplinas é anual. | Os alunos terão oferta de disciplinas semestralmente. Em vez de 1a, 2a e 3a série do ensino médio, passará a ser 1o, 2o, 3o, 4o, 5o e 6o semestre do ensino médio. |
Os estudantes cursam as disciplinas língua portuguesa, língua inglesa, arte, educação física, matemática, história, geografia, sociologia, filosofia, física, química e biologia. | Estas disciplinas continuam sendo oferecidas no bloco denominado formação geral básica, o que muda é a carga horária oferecida. |
O currículo não é flexível. Os estudantes não podem escolher outra disciplina, além das oferecidas pela escola. | Além das disciplinas de formação geral básica, surgem os itinerários formativos onde os estudantes podem selecionar as disciplinas oferecidas pela escola de acordo com o que planejam para sua vida acadêmica ou profissional. |
A escola não pode oferecer disciplinas, além das estipuladas pelo currículo. | As escolas têm autonomia para decidir quais disciplinas desejam oferecer ao estudante, além das obrigatórias. |
A carga horária é contabilizada em horas-aula. | A carga horária é contabilizada em créditos. Um crédito equivale a uma aula semanal. |
Não há a unidade curricular Projeto de Vida. | A disciplina Projeto de Vida será ofertada em todos os semestres. O objetivo é ajudar a alinhar a expectativa do estudante à realidade da rede pública de ensino e orientá-lo. |
O estudante não era protagonista do seu percurso formativo. | O estudante tem autonomia para escolher, entre as disciplinas oferecidas pelo Itinerário Formativo, quais lhe interessam. |
Segundo a Secretaria de Educação do DF, as matérias escolhidas pelos estudantes compõem os itinerários formativos, divididos nos seguintes eixos:
- Projeto de Vida
- Língua Espanhola
- Eletivas Orientadas
- Trilha de Aprendizagem
Conforme a pasta, para que os estudantes possam se familiarizar com as diversas áreas do conhecimento, nos dois primeiros semestres, eles selecionarão cinco disciplinas que não constam do bloco de formação básica.
A partir do terceiro semestre, os alunos vão definir uma “Trilha de Aprendizagem” em uma das áreas do conhecimento, ou educação profissional e técnica.