Pular para o conteúdo
Início » Novembro Azul no Guará! Veja também… descoberta precoce traz até 90% de chance de cura

Novembro Azul no Guará! Veja também… descoberta precoce traz até 90% de chance de cura

Vamos todos participar,é amanhã!

12 de novembro – 7h30 às 11h será na QE 40 (Setor de Oficinas)

– Testes rápidos de Hepatite e HIV;

-Exames de PSA Total e Livre;

– Aferição de pressão arterial e glicemia.

E muito mais…

Descoberta precoce traz até 90% de chance de cura

Descoberta precoce traz até 90% de chance de cura

Homens a partir dos 40 anos devem fazer exames preventivos, incluindo o toque, se houver necessidade, nas unidades básicas de saúde

AGÊNCIA BRASÍLIA *

 Segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, o câncer de próstata é uma doença que se inicia de forma silenciosa. Sintomas? Somente quando está em estágio avançado. Por isso, a realização de exames de rotina é tão importante para os grupos de risco – homens a partir de 50 anos de idade ou aos 45 anos, se houver casos na família.

Porém, um dos grandes empecilhos para a realização dos preventivos é o preconceito. “Ainda existe resistência da população masculina em buscar a prevenção, especialmente do câncer de próstata. É preciso a conscientização e o apoio da família para os cuidados da saúde do homem”, orienta o subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Ricardo Tavares.

“Todos, especialmente a partir dos 40 anos, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para uma avaliação e realizar exames laboratoriais, para que casos de câncer sejam diagnosticados precocemente e tenham possibilidade de cura.”

Para realizar o diagnóstico do câncer de próstata são necessários, inicialmente, dois exames: o de sangue (PSA) e o digital da próstata. “Ambos os exames são simples de serem realizados e amplamente disponíveis na rede pública de saúde. O exame da próstata (toque retal) dura apenas dez segundos e é realizado de maneira indolor”, frisa o urologista Fernando Fróes.

Segundo o especialista, o importante é o diagnóstico precoce da doença, quando descoberta na fase inicial, a chance de cura é superior a 90%.

Em caso de suspeita de câncer de próstata, o paciente é encaminhado para avaliação com urologista da rede pública de saúde.

Foto: Matheus Oliveira/Arquivo-SES​

O atendimento ocorre nos seguintes hospitais: Asa Norte, Sobradinho, Taguatinga, Ceilândia, Gama, Santa Maria, Região Leste (antigo Paranoá) e Base. Essas unidades também fazem cirurgias de retirada do câncer de próstata.

Quando em quadro avançado, a doença pode apresentar sintomas como dificuldade para urinar decorrente da compressão do tumor sobre o canal urinário, além de dores ósseas em pacientes que já possuam tumores espalhados.

Novembro azul
Durante o mês de novembro, diversas atividades de conscientização e prevenção são realizadas em todo o país. Na Secretaria de Saúde do DF, haverá ações para reduzir a fila de diagnóstico e tratamento cirúrgico de doenças malignas e benignas da próstata, além de outras ações de conscientização sobre a saúde do homem nos hospitais de Base, Taguatinga e Asa Norte, e atividades pontuais regionalizadas em outras unidades.

“Estão previstas 15 cirurgias de câncer de próstata, no Hospital de Base, para reduzir em até 60% a fila do procedimento. Teremos, também, mutirão de vasectomia no Hospital Regional da Asa Norte”, conta Fernando Fróes.

No HRT, estão previstas 45 cirurgias urológicas, tanto de doenças benignas quanto malignas. As operações acontecerão às terças e quartas-feiras em pacientes que aguardam na fila desde 2016.

 

Com informações da Secretaria de Saúde

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News