Pular para o conteúdo
Início » NOVACAP, SEGOV – DF e Adminstrações Regionais no combate contra a Dengue, recolhimento de resíduo verde em pauta

NOVACAP, SEGOV – DF e Adminstrações Regionais no combate contra a Dengue, recolhimento de resíduo verde em pauta

NOVACAP, SEGOV – DF e Adminstrações Regionais no combate contra a Dengue, recolhimento de resíduo verde em pauta

Guará DF, 30 de janeiro de 2024

Redação Guará News

Alexandre Torres

 

 

 

 

Ação também busca reforçar o combate à proliferação da dengue no DF

Em uma iniciativa conjunta da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e da Secretaria Executiva das Cidades, vinculada à Secretaria de Governo (Segov), ocorreu na última semana uma reunião com todos os administradores regionais. O encontro teve como foco principal a execução de contratos para o recolhimento de resíduos verdes em todas as cidades do Distrito Federal.

O encontro, presidido pelo Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap, destacou a importância da manutenção e zeladoria urbana, especialmente no contexto atual de combate ao avanço da dengue. O acúmulo de resíduos verdes, como folhas, galhos e outros detritos orgânicos, tem sido uma preocupação crescente, não apenas pela questão ambiental, mas também pela saúde pública, dado o potencial desses acúmulos em obstruir bueiros e bocas de lobo, contribuindo para enchentes e proliferação de mosquitos vetores de doenças.

Administradores regionais debatem a execução de contratos para o recolhimento de resíduos verdes em todas as regiões do DF | Foto: Kiko Paz/Novacap

Já está em atuação o serviço de recolhimento desses resíduos. Segundo os termos apresentados, os detritos recolhidos serão processados por meio de trituração e, posteriormente, transportados para o Viveiro II da Novacap, onde serão utilizados no processo de compostagem. Este composto será empregado no enriquecimento dos canteiros ornamentais, na preparação de mudas e na doação a pequenos produtores rurais.

“Esse novo serviço apresentado pela Novacap é muito importante para a zeladoria da cidade. Com a coleta regular do lixo orgânico pelo SLU, faltava uma solução para os resíduos de podas e árvores caídas. Este é um eficiente serviço que elevará o atendimento às necessidades da população”, destaca o administrador regional do Itapoã, Dilson Bulhões.

A expectativa é de que essa ação conjunta, em parceria com as administrações regionais, melhore a qualidade ambiental nas regiões e também fortaleça as medidas preventivas contra a dengue e outros problemas relacionados à má gestão de resíduos verdes.

*Com informações da Novacap

Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo