Pular para o conteúdo
Início » Novacap derrubou 8,2 mil árvores no DF em 2020. Entenda os motivos

Novacap derrubou 8,2 mil árvores no DF em 2020. Entenda os motivos

Novacap derrubou 8,2 mil árvores no DF em 2020. Entenda os motivos

Além disso, foram feitas 51 mil podas no ano. Apesar de algumas queixas, empresa pública explica fazer as remoções para evitar acidentes

ATUALIZADO 

MATERIAL CEDIDO AO METRÓPOLES
Com a chegada do período chuvoso, a preocupação com o estado das árvores espalhadas pelo Distrito Federal aumenta. O trabalho de poda e remoção dos troncos podres é feito pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). Só este ano, foram 8,2 mil derrubadas e, apesar de o serviço visar a prevenção de acidentes, os critérios adotados ainda despertam questionamentos por parte de alguns moradores.

Na quadra 105 da Asa Norte, por exemplo, o corte de uma paineira próximo ao Bloco I causou comoção em parte dos residentes da região. “Se estiver condenada mesmo, a gente até agradece, pois tem um estacionamento ali ao lado, mas queremor ver o laudo”, exige o prefeito da quadra, Jeann da Cunha, 33 anos, que lamenta a falta de uma comunicação mais eficiente entre Novacap e a comunidade.

O morador da quadra Franco Peluti, 34, compartilha do mesmo pensamento. Para ele, o grande diferencial do Plano Piloto são as áreas arborizadas e cobra do GDF que, pelo menos, deixe a vizinhança ciente dos problemas com a vegetação. “Quando as paineiras aqui da minha janela florescem, passo o dia olhando. É algo muito bonito. A Novacap poderia ao menos fazer um comunicado justificando a retirada”.

Veja fotos da árvore removida na 105 Norte:
29 árvores cortadas por dia

Procurada, a Novacap informou seguir o Decreto nº 39.469 de 2018 como base para realização de podas e supressões de árvores em todo o Distrito Federal.

Conforme determina o texto, a estatal tem autonomia para executar a tarefa. “A Ordem de Serviço ou manifestação expressa emitida pela Novacap constituem documentos suficientes para a supressão em áreas verdes urbanas”, diz um dos incisos do artigo nº 31.

Segundo o decreto, os cortes só podem acontecer em determinados casos como “perigo aos vizinhos ou transeuntes”, “interferência nas redes de serviços públicos” e “para fins de arborização e manutenção do equilíbrio na sucessão da arborização”.

Segundo dados da Novacap, até 10 de outubro deste ano, 51.264 árvores do DF passaram por poda. Outras 8.283 foram cortadas, seja por estarem mortas (2.005) ou por qualquer outro motivo previsto no decreto (6.278). A média é de 29 ações como essa por dia.

Espécies tombadas

Há 13 espécies tombadas no DF. A erradicação desses tipos só pode ser feita se houver algum tipo de comprometimento da própria planta, ameaça de queda, risco à integridade de edificações públicas e interferência nas redes aéreas e subterrâneas de serviços públicos. São elas a Copaíba, a Sucupira-branca, o Pequi, a Cagaita, o Buriti, a Gomeira, o Pau-doce, a Aroeira, o Embiriçu, a Peroba, o Jacarandá, o Ipês e o Baru.

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News