Pular para o conteúdo
Início » Muito calor previsto para o feriado de finados no DF, indica INMET

Muito calor previsto para o feriado de finados no DF, indica INMET

Por Carolina Cruz, g1 DF

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News


Amanhecer no Lago Paranoá no Distrito Federal. — Foto: TV Globo/Reprodução

Amanhecer no Lago Paranoá no Distrito Federal. — Foto: TV Globo/Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê calor durante o fim de semana e o feriado de Finados no Distrito Federal. No entanto, também há expectativa de pancadas de chuva em áreas isoladas, com maiores chances a partir de domingo (31).

A temperatura máxima no fim de semana deve ficar entre 29ºC e 31ºC, e a mínima, de 19°C a 20ºC, com umidade entre 35% e 80%. Já na segunda (1º) e terça-feira (2) – Dia de Finados – o sol pode ficar encoberto em grande parte do dia, segundo o meteorologista Olívio Bahia, do Inmet.

“No início da semana, em função do aumento da nebulosidade, pode haver chuva ainda pela manhã. Com isso, o sol aparece pouco, mas ainda pode ser quente”, diz o especialista.

 

Olívio chama atenção para o risco de raios e chuva forte. “Muitas pessoas gostam de usar esses momentos para aproveitar uma cachoeira, mas devem ficar atentos aos riscos, porque podem ser surpreendidos por uma pancada de chuva”, disse.

Chuva acima da média

 

De acordo com monitoramento do Inmet, o maior volume de chuva contabilizado neste mês foi em Planaltina, com 179 milímetros (mm). O número é 12% maior que a média do mês, de 159,8 mm.

Já no Plano Piloto, a chuva está próxima média, em 137,8 mm. “Nada impede que esse número chegue à média ou ultrapasse no fim de semana”, diz Olívio Bahia.