Pular para o conteúdo
Início » Microempreendedor individual. Simplifica PJ bate recorde de atendimentos

Microempreendedor individual. Simplifica PJ bate recorde de atendimentos

O serviço mais buscado foi o de orientações sobre o parcelamento de débitos de quem é microempreendedor individual (MEI)

30.10.2021

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News

AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: RENATA LU

Responsável por ajudar micros e pequenos empresários, o programa Simplifica PJbateu recorde de atendimentos no mês de setembro. Foram 1.786 empresários que receberam orientações e informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal. Em agosto, foram 1.368 atendimentos. O tipo de serviço mais buscado foi o de orientações sobre o parcelamento de débitos de quem é Microempreendedor Individual (MEI).

No mês de setembro, 1.786 empresários receberam orientações e informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal por meio do Simplifica PJ

A Receita Federal possibilitou, até o dia 31 de setembro, o parcelamento de débitos antes de inscrição na dívida ativa da União. Por isso, segundo a coordenadora do programa Simplifica PJ, Cristiane Siqueira, o serviço aumentou demais. “Fizemos um plantão de atendimento aqui por 15 dias em que trabalhamos das 8h às 20h, evitando que os MEIs ficassem sem atendimento”, explicou Cristiane.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, Márcio Faria Júnior, simplificar a vida do empreendedor é trazer desenvolvimento, emprego e renda para a cidade. “Constantemente estamos fazendo força-tarefa para desburocratizar o setor produtivo. E o Simplifica PJ é sinônimo dessa desburocratização. É assim que conseguimos fazer com que a roda da economia possa girar e fortalecer cada vez mais nossa capital”, avalia o secretário.

O que é o Simplifica PJ?

Simplifica PJ é um programa do Governo do Distrito Federal destinado à simplificação e à desburocratização do atendimento às empresas, aos empresários e aos futuros empreendedores, fomentando o empreendedorismo e a melhoria do ambiente de negócios.

Com o objetivo de facilitar a vida do empreendedor e oferecer os serviços que ele necessita para abrir ou ampliar o seu negócio, o Simplifica PJ reúne, em um só local, várias instituições, entre órgãos de governo, instituições financeiras, conselhos profissionais e a agência de atendimento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF).

No Simplifica DF, além de capacitação, são oferecidos os seguintes serviços:

– abertura, alteração e baixa do MEI;
– declaração de renda do MEI;
– emissão de DAS/DARF do MEI;
– emissão de parcelamento de débitos de impostos do MEI;
– orientação para solicitação de viabilidade e licenciamento de atividades econômicas no DF;
– linhas de crédito e microcrédito oferecidas pelo Programa Próspera e pelo Banco do Brasil;
– orientação contábil;
– orientação e acompanhamento, pelo CBMDF, sobre processos de licenciamento para segurança contra incêndio e pânico;
– nota fiscal eletrônica e outros.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico