Pular para o conteúdo
Início » Márcia Abrahão será reitora da Universidade de Brasília por indicação de Bolsonaro

Márcia Abrahão será reitora da Universidade de Brasília por indicação de Bolsonaro

Márcia encabeçou a lista votada pelo Consuni e foi a mais votada entre a comunidade acadêmica

Reitora da UNB Márcia Abrahão durante entrevistDANIEL FERREIRA/METRÓPOLES
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) respeitou a lista tríplice e reconduziu Márcia Abrahão Moura ao cargo de reitora da Universidade de Brasília (UnB). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (20/11).

Márcia encabeçou a lista votada pelo Conselho Universitário da Universidade de Brasília (Consuni-UnB). Em setembro, diretores e representantes docentes de todas as unidades acadêmicas, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), dos servidores técnico-administrativos e dos discentes de graduação e pós-graduação, além de órgãos complementares e decanos, declararam seus votos após chamada nominal.

DOUDOU

Ao fim da reunião, Márcia terminou com 85 votos; Olgamir Amacia Ferreira, com dois; e Germana Henriques Pereira, com um. Foram registradas duas abstenções. Não houve voto nulo.

Das três candidatas à reitoria encaminhadas para apreciação presidencial, apenas Márcia Abrahão disputou a preferência da comunidade acadêmica, em agosto deste ano. Na ocasião, servidores, docentes e alunos da instituição votaram por manter a atual gestão (54% dos votos).

Depois vieram as chapas encabeçadas por Jaime Martins de Santana e Gilberto Lacerda dos Santos (18,17%); Maria de Fátima Sousa e Elmira Luzia Melo Soares Simeão (16,58%); e, por fim, a chapa composta por Virgílio Caixeta e Suélia de Siqueira (11,24%). Estavam aptos a votar mais de 52 mil pessoas.

A nomeação para as reitorias federais passa por diferentes etapas, como a definição da lista tríplice de candidatos e a posterior aprovação pelo governo federal, mas não há obrigação de escolha do mais votado.

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News