Na 402 Norte, água entrou nos carros e deixou motoristas ilhados. No Jardim Botânico, árvore caiu no meio da pista; ninguém se feriu.
Por G1 DF
Adaptações: Alexandre Torres
Guará News
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/k/8/IkS1tAQx6UO54NBnzaMw/whatsapp-image-2021-02-16-at-17.50.51.jpeg)
Carros ilhados na 402 Norte, no DF — Foto: Felipe De Angelis
A água também alagou a tesourinha da 209 Norte, onde houve obras recentes do GDF. A Novacap informou, por nota, que as obras foram feitas na estrutura e “que a manutenção das bocas de lobo são feitas com frequência durante todo o ano”.
Segundo a Novacap, “o grande volume de água das últimas chuvas, associado à quantidade de lixo que a população joga nas ruas, pode congestionar as redes causando alagamentos”.
Em São Sebastião, um bueiro estourou com a enxurrada. Segundo os moradores, a situação se agravou por causa do rompimento de um cano da Caesb.
No Jardim Botânico, uma árvore caiu na pista. Ninguém se feriu. Até as 18h30 os bombeiros permaneciam atendendo ocorrências por causa da chuva.
A Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que as 17h59 estava atendendo 32 chamados de falta de energia no DF.
“Os clientes que eventualmente estejam sem energia devem registrar o chamado na CEB. Chamados pontuais são atendidos por ordem de registro, considerando-se os casos emergenciais e prioritários”, orienta a CEB.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/A/d/FB1sVWSNuZQuTZPA8F3g/rs-arvore-caida-jardim-botanico-1f20-imagem-16022021-frame-59.jpeg)
Árvore caída no Jardim Botânico, no DF — Foto: Reprodução
Confira as orientações da Defesa Civil durante o período de chuvas intensas:
- Em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193;
- Caso ocorra destelhamento da residência, a orientação é permanecer dentro da casa e procurar abrigo, como uma mesa ou cama;
- Não segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés, além de não empinar pipas ou aeromodelos com fio;
- Evita lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como celeiros, tendas ou barracos, e veículos sem capota, como tratores motocicletas ou bicicletas. Espaços abertos, como campos de futebol e estacionamentos também não são indicados;
- Não entrar em piscinas ou lagos. Em rios e cachoeiras, o problema é agravado pela possibilidade de tromba d’água;
- Se for motorista, não passa por locais alagados.
Na 402 Norte, a água entrou nos carros e deixou motoristas ilhados. Segundo o prefeito da quadra, David Silva da Mata, a água também entrou na garagem do bloco F.
“É muito descaso do GDF desprezar uma tragédia anunciada anualmente. Todo ano acontece a mesma coisa. Prometem obras e não executam. Essas coisas cansam. Vamos entrar na Justiça”, diz David.

Chuva provoca alagamentos no DF