Pular para o conteúdo
Início » Mais obras, creches e nomeações na saúde e segurança, são as principais ações do GDF falou governador Ibaneis em entrevista

Mais obras, creches e nomeações na saúde e segurança, são as principais ações do GDF falou governador Ibaneis em entrevista

Mais obras, creches e nomeações na saúde e segurança, são as principais ações do GDF falou governador Ibaneis em entrevista

Guará DF, 13 de dezembro de 2023

Redação Guará News

Alexandre Torres

 

 

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), fez um balanço do GDF em 2023 e falou sobre os projetos para os próximos anos

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse que irá nomear novos servidores em 2024 em áreas como saúde e segurança. Em entrevista, nessa segunda-feira (18/12), Ibaneis afirmou que 2023 foi um ano “muito apertado” para as contas do governo por conta das reduções de arrecadação. “Nós tivemos que segurar um pouco a folha”, enfatizou.

Mas, em 2024, o cenário será diferente, segundo o governador. “A gente espera fazer mais contratações para o ano que vem”, anunciou.

Para o próximo ano, o emedebista também promete entregar obras como a reforma da Avenida Hélio Prates, em Taguatinga e Ceilândia, do Autódromo Internacional de Brasília e a inauguração dos viadutos do Paranoá e do Riacho Fundo.

Durante a entrevista, Ibaneis também garantiu que não haverá aumento da passagem de ônibus, em função da privatização da Rodoviária do Plano Piloto. O governador ainda falou sobre a saúde das contas públicas do DF, deu detalhes sobre a mudança no contrato do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) e anunciou reforço na segurança contra instalação de integrantes de facções criminosas na capital federal.

Contas

Segundo Ibaneis, o GDF fechará 2023 com “muita dificuldade” nos cofres públicos, em função da queda na arrecadação do ICMS, mas garantiu que pagará as contas em dia. Em 2022, o governo federal reduziu a alíquota do ICMS sobre combustíveis e telecomunicações, o que impactou negativamente no desempenho da arrecadação do DF e de estados.

“Nós vamos fechar com muita dificuldade. Tivemos que fazer um aperto muito grande. A questão do ICMS, que foi reduzido, abalou muito as finanças, não só do Distrito Federal mas de outros estados, e forçou uma medida que eu não gostaria de ter praticado, que foi o aumento da tributação do ICMS. Mas isso é necessário para equilibrar as contas do Distrito Federal, que tem uma folha muito alta”, afirmou.

“Mas, segundo informações da Secretaria de Fazenda e da Secretaria de Planejamento, lá com o [secretário] Ney, nós vamos conseguir fechar o ano pagando todas as contas em dia”, declarou Ibaneis.

Transporte

Durante a entrevista, Ibaneis garantiu que não haverá aumento da passagem de ônibus para a população em função da privatização da Rodoviária do Plano Piloto. O possível reajuste nos bilhetes foi uma das críticas que deputados fizeram ao projeto durante a longa discussão do tema, concluída de madrugada da última quarta-feira (13/12), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Isadora TeixeiraSamara Schwingel