Pular para o conteúdo
Início » Jovem de 19 anos é suspeita de planejar atentado em Brasília. Polícia cumpre mandato

Jovem de 19 anos é suspeita de planejar atentado em Brasília. Polícia cumpre mandato

Por Afonso Ferreira e Walder Galvão, TV Globo e G1 DF

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News


Polícia Civil apreende armas falsas, celulares e máscara com suspeito de planejar atentado no DF — Foto: PCDF/Divulgação

Polícia Civil apreende armas falsas, celulares e máscara com suspeito de planejar atentado no DF — Foto: PCDF/Divulgação

Policiais civis cumpriram um mandado de busca e apreensão contra uma jovem de 19 anos, suspeita de planejar um atentado em Brasília. Ela foi identificada nesta sexta-feira (21), e, segundo os investigadores, confessou “a pretensão de realizar atos de grave violência”.

Conforme o delegado Dário de Freitas, da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), como o caso não configurava flagrante, a jovem foi ouvida e liberada. “Vai ser dado procedimento de indiciamento”, disse o policial.

ATUALIZAÇÃO: a Polícia Civil do DF havia informado, inicialmente, que o suspeito era do sexo masculino. Por volta das 16h, foi anunciado que a jovem é do sexo feminino.

A operação contou com apoio da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos da América (EUA). Os policiais americanos produziram um relatório sobre “indivíduos que teriam intenção de cometer graves atos de violência, incluindo massacres escolares”.

A partir das informações, a Coordenação do Laboratório de Inteligência Cibernética do Ministério da Justiça e Segurança Pública começou a apurar o caso. As informações foram repassadas à Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC).

Polícia deflagra operação contra suspeito de planejar atentado em Brasília — Foto: PCDF/Divulgação

Polícia deflagra operação contra suspeito de planejar atentado em Brasília — Foto: PCDF/Divulgação

O delegado Dário de Freitas, da DRCC, explicou que, após receber as informações sobre a investigação, foi possível identificar um endereço e, em seguida, pedir à Justiça autorização para o cumprimento do mandado de busca e apreensão.

Segundo ele, o trabalho foi “um exemplo de cooperação internacional”. Os policiais encontraram a suspeita em uma casa, no DF, porém, não divulgaram o local.

De acordo com o delegado, foram apreendidos dispositivos eletrônicos, como celulares, e equipamentos que eram utilizados pelo suspeito, como armas para treino. “Vamos analisar todo material para avançar nas investigações”, disse Freitas.