Pular para o conteúdo
Início » Gratuitas e virtuais, as oficinas do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB) estão com inscrições abertas

Gratuitas e virtuais, as oficinas do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB) estão com inscrições abertas

Inscrições para oficinas gratuitas do Festival de Brasília

BSB, 05/11/2021

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News

Com 40 vagas em cada, as atividades programadas terão processo seletivo

AGÊNCIA BRASÍLIA* I EDIÇÃO: DÉBORA CRONEMBERGER

Gratuitas e virtuais, as oficinas do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB)estão com inscrições abertas desta quinta-feira (4) até o dia 21 de novembro. Entre os mentores convidados, está o documentarista escocês Kevin Macdonald. Os módulos foram selecionados pelos curadores Sílvio Tendler e Tânia Montoro e convergem com o tema da 54ª edição: “O cinema do futuro e o futuro do cinema”.

As temáticas abordadas vão desde a modelagem para games e animação até atividades ligadas a roteiro e finalização. Com 40 vagas em cada, as seis atividades programadas terão processo seletivo, realizado entre os professores e a equipe do festival, para definição dos participantes. Os interessados de qualquer lugar do país podem se inscrever por meio de formulário eletrônico. As atividades serão realizadas via plataforma Zoom entre os dias 7 e 11 de dezembro.

Confira abaixo os temas das oficinas.

  • Modelagem para Games, com Felipe F. Costa

O objetivo da atividade é criar um pequeno cenário 3D, a partir de técnicas utilizadas na indústria de jogos digitais e no cinema de animação.

  • Produção Colaborativa, com Cavi Borges

Nessa oficina serão abordadas as novas formas de produção, distribuição e exibição de longas e curtas-metragens, sempre com foco em produções de baixo orçamento e alta criatividade.

  • Modelando para Aplicação dos Princípios da Animação, com Adriana Mota e Fabiano, O Silva

A proposta dessa oficina é instruir os participantes com os elementos essenciais que garantem a qualidade na modelagem para animação em qualquer técnica. Por meio de explicações teóricas, exercícios práticos e análises de movimentos animados, os alunos conhecerão e aplicarão os 12 princípios clássicos da animação às suas modelagens.

  •  Desenvolvimento de Roteiro, com Marton Olympio

A oficina desenvolvida por Marton Olympio tem o desafio de tornar o teórico algo prático. Trazendo à turma os desafios práticos de criação, execução e elaboração de escrita.

  • Finalização, com João Paulo Reis Santos

A atividade provoca o pensamento crítico dos participantes no que diz respeito aos processos de pós-produção do audiovisual, estimulando a pensá-los ainda na fase de pré-produção.

  • Webdoc, com Kevin Macdonald e Liana Brazil

A atividade explora os contextos de produção e desenvolvimento de obras documentais para a web.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa