Pular para o conteúdo
Início » Gerência de Cultura do Guará terá eleição hoje na administração da cidade apartir de 13 horas, o que dizem os candidatos

Gerência de Cultura do Guará terá eleição hoje na administração da cidade apartir de 13 horas, o que dizem os candidatos

Gerência de Cultura do Guará terá eleição hoje na administração da cidade a partir de 13 horas, o que dizem os candidatos

Guará DF, 16 de dezembro de 2023

Redação Guará News

Alexandre Torres

 

 

 

 

 

O que dizem os candidatos:

Dia 16 de dezembro, vote LOLA para Gerente de Cultura do Guará

Sobre a Lola!
Mulher, mãe, filha, irmã, amiga, artista, capoeirista, artesã, produtora cultural, gestora e arteeducadora ambiental especializada em arquitetura sustentável, permacultura, paisagista, compôs o conselho de cultura do Guará gestão 2020-2023, moradora e apaixonada pelo Guará. Desenvolve vários projetos culturais, artísticos e inclusivos na cidade, integra o coletivo Mulherau e o Comdema.

O Gerente de Cultura tem papel importante dentro da administração pública, sendo um articulador entre a comunidade artística, cultural, seus atores e as políticas públicas direcionadas ao setor cultural. Entre outras competências é responsável pela execução do plano de cultura construído de forma coletiva com o conselho de cultura, comunidade artística e sociedade civil.

Propostas:
💡 Articular de forma democrática em acordo com a LOC e as instâncias do CCDF , gerando estratégias e ações que promovam parcerias, participação , inclusão social, equidade e equanimidade dentro da esfera cultural do Guará.
💡 Fortalecer o Sistema de Cultura do Guará, com amplo diálogo entre os atores do cenário cultural, estabelecendo pontes e criando oportunidades.
Construindo grupos de trabalhos e diálogos nas diversas categorias culturais.
💡 Buscar oportunidades/ investimentos que farão com que a cultura do Guará continue sendo referência de inovação, resistência, representatividade, integração, diversidade e respeito aos patrimônios culturais e humanos que formam a rica história de cultura da nossa cidade.
💡 Fortalecer, valorizar os espaços fazedores de cultura.
💡Estimular a ocupação de espaços urbanos com cultura e economia criativa, empoderando os fazedores de cultura. Criando intersecção de saberes e ações.
💡 Trazer e desenvolver formação e conscientização cultural em parceria com instituições, coordenação de ensino e apoiadores da cultura local.
Promovendo intercâmbio de ações e conhecimento. Estimulando e acolhendo os novos atores culturais e suas manifestações.

🗓️ Data da votação: 16 de dezembro

📌 Local: Administração do Guará

⏰ Horário: 13h

 

 

 

 

 

 

 

 

Estou concorrendo ao cargo da Gerência de Cultura, por entender que muito poderei contribuir para a cultura da nossa cidade. Sou servidora efetiva há 29 anos, graduada em Licenciatura Plena em Artes Plásticas e História da Arte, e moradora do Guará há mais de 25 anos, sou artista plástica na área de restauração de objeto de artes, onde já realizo esses trabalhos a mais de 10 anos.
Nesse período tenho sido uma participante ativa nos eventos culturais da cidade, além de sempre contribuir nesses eventos na parte de organização e realização dos eventos. Encaro meu papel como servidora como uma diferencial para servir à comunidade cultura de forma mais isenta.
Meu envolvimento na cultura vem de longa data. Na Administração do Guará, inclui participação na campanha “Árvore dos Sonhos” durante a gestão do Joel Alves, bem como outros eventos coordenados pela gerência de Cultura e Esporte com Meire Cardoso. Entre estes eventos, destacam-se atividades como a Rua de Lazer, celebrações do Dia da Mulher com sorteios, brindes para crianças, além de eventos de carnaval para a terceira idade.
Durante a atual gestão, tive a oportunidade de atuar como Gerente substituta durante as férias do Gerente atual de Cultura. Durante este período, identifiquei lacunas em procedimentos administrativos que resultaram na perda de verba para a cultura, bem como pude observar poucas diversidade dos usuários que utilizavam os espaços, acreditando assim que resulta de uma falta de ampla divulgação entre os artistas da cidade da existência dos locais públicos para a comunidade cultural.
Observo também que a falta de planejamento administrativo e mesmo falta de preparo para elaborar projetos que atenda a legislação da Administração Publica acarretou diversas devoluções de dinheiros aos cofres públicos por falta de projetos devidamente instruídos.
O meu objetivo é revitalizar a Casa da Cultura, garantindo a inclusão e representatividade de todos de forma igualitária. Planejo desenvolver projetos detalhados que assegurem o uso eficiente da verba destinada à cultura. Pretendo estabelecer parcerias com empresários e a comunidade para criar um espaço infantil funcional todos os dias.
Além disso, buscarei melhorar a sala de estudo, solicitando ventiladores ou ar condicionados para garantir conforto aos frequentadores, bem como manutenção frequente de computadores e servidores para empréstimo de livros, tanto pela manhã quanto à tarde. Tenho planos de estabelecer parcerias com professores aposentados para oferecer oficinas de redação e reforço escolar, enfatizando que todo serviço será prestado de maneira solidária.
Proponho também a criação de relatórios mensais, divulgação de lista de usuários dos espaços culturais, detalhando as oficinas e as atividades oferecidas à comunidade, além de relatórios de prestação de contas das locações de áreas públicas.
Acredito que minha experiência adquirida ao longo dos anos na parte administrativa ajudará em otimizar os trâmites e melhor aproveitar os recursos e a realização de projetos culturais impactantes.

Venha votar para gerente de cultura do Guará, na administração regional do Guará, a partir das 13 hrs.

“RAP, BREAK, GRAFFITI
Chegou o HIP HOP…”

Vamos remixar a cultura da GUARÁ e grafitar nossa história nos muros da cidade.
Dia 16 de dezembro, vote em WELTON PROFETA nas eleições para gerente de cultura do Guará.
Não se engane, vote em quem faz e acontece!

A gerencia de cultura Guará precisa mudar o foco da cultura e de apenas autorizar eventos aleatórios, precisamos de um calendário oficial dos eventos da cidade!
Precisamos capacitar a classe artística e produtores, pois se temos tantos fazedores de cultura na cidade. Pq tão poucos estão trabalhando em suas funções ? Na minha gestão isso será prioridade.
Vou incentivar o cadastro de artistas locais e exigir que pelo menos 33% da programação de eventos seja ocupado por artistas locais ( inclusive sem repetir atrações, pra acabar com a velha “panelinha”.)
Voltaremos a mediar as oficinas entre arte educadores e a regional de ensino, para ser aplicadas nas escolas publicas, tanto para oxigenação dos artistas quanto a criação de publico.

Rap, Break, Graffiti… Chegou o HIP HOP!!!
essa é a frente do nosso mandato
nasci no hip hop, e sei a força que esse movimento tem. Sou uma prova viva de que o HIP HOP salva vidas!

Iremos investir nas artes visuais do Guará com os grafiteiros da cidade, aliando projetos e incentivos para a pintura dos muros da cidade, com estratégias alternativas para a contratação do artistas locais.
A pichação é um grande problema no setor mobiliário da cidade, onde praticamente todas as ruas do Guará tem uma pichação! Iremos levar o graffiti para todas as casas que dispuserem seus muros e portões. Além das oficinas e workshops com os arte educadores.
Vamos criar a primeira “Free zone graffiti” para que qualquer pessoa possa fazer seu graffiti. E criaremos a primeira mostra de Graffiti e artes urbanas da cidade, trazendo o Guará para o roteiro de grandes exposições nacionais.

Quanto ao Break dance, qual se tornou esporte olímpico, será tratado com seu devido respeito! Afinal de contas a primeira “crew” de breakers do DF nasceu no Guará.
Iremos retornar com os encontros de dançarinos, que ocorria no Ed. Consei e criaremos novos espaços para o treino da modalidade.

E pro Rap teremos mais batalhas de mc’s, inclusive criando a Batalha do Cave, para incentivar os mc’s locais e compartilhar essa cultura com os moradores do Guará.
Será criado o primeiro SLAM no teatro de arena ( batalha de poesias).
Eu como dj, produzi a primeira batalha de djs da cidade. na qual dois sistemas de som combatem entre si com suas melhores musicas. Levando um belo espetáculo pro publico

Sem esquecer dos movimentos urbanos e esportes radicais, iremos renovar e criar novos espaços públicos com acolhimento para a pratica do skate, bmx, patins e etc. Criaremos uma nova pista de skate, no parque Denner, e reformaremos totalmente as outras duas pistas que ja temos na nossa cidade.
Reforma do XCO para a pratica de mountain bike, atras do Parque Ezechias Heringer.

Essa são apenas algumas das propostas de renovação da cultura do Guará.
Iremos fazer tudo isso e muito mais com o apoio do governo, da classe artística e da comunidade.

dia 16 de dezembro a partir das 13 hrs, na administração regional do Guara.
Não se esqueça, Vote Welton Profeta (dj micro) na cabeça.

Atual gerente de cultura do Guará prevê sua reeleição com apoio da comunidase cultural da cidade, baseado em seu trabalho ao longo destes anos a frente da culktura de nossa cidade do LOBO!

Idealizei e fundei o Forum de Gerente de Cultura, importante colegiado de intercâmbio cultural de Brasília.
Unimos diversos produtores e lideranças no aniversário de 50 anos da cidade, juntos realizamos um dos maiores aniversários de nossa cidade, com bolo de 50 metros e dezenas de eventos.
Reformou pessoalmente e voluntariamente diversos monumentos da cidade, em parceria com artistas e ativistas da cidade.
Propôs junto ao Forum de Gerentes de cultura cursos e atividades culturais na RAs, proposta que culminou no Cultura nas Cidades, um edital de 3 milhões e meio que esteve em todas as RAs de Brasilia.
Julimar Pereira Casa Da Cultura Guará: Realizou cursos de elaboração de projetos gratuitos para a comunidade cultural, ampliando o número de projetos aprovados na cidade em diversos editais públicos.
Empreendeu junto com o CRC, Frente parlamentar, produtores, artistas e lideranças uma das nossas maiores lutas e conquistas, a retirada do Teatro de Arena da PPP do CAVE.
Apoiou e promoveu eventos dos mais variados estilos, como samba, rap, forró, reggae, rock, cultura popular e MPB.
Na pandemia idealizou projetos inovadores como o FICA em Casa, Exponline, Coletânea de filmes de cinestas Guaraenses e o Arte é Terapia
Maximizou a utilizaçao da Casa da Cultura e do Teatro de Arena, transformando o Guará em um dos maiores e mais ativos polos culturais do Guará
Resgatou o prestigio e o público da rua do lazer, fazendo desse um dos eventos mais importantes da cidade, sempre buscando apoio de produtores, artistas e administração local.
Realizou um dos maiores cadastros culturais da cidade, buscando a profissionalização e valorizaçao dos nossos artistas