Pular para o conteúdo
Início » GDF e Administração do Guará promovem nesta quinta feira – Dia a D contra a Dengue

GDF e Administração do Guará promovem nesta quinta feira – Dia a D contra a Dengue

GDF e Administração do Guará promovem nesta quinta feira – Dia a D contra a Dengue

Guará DF, 30 de janeiro de 2024

O que é dengue hemorrágica? Quando a infecção começa a destruir plaquetas responsáveis pela coagulação, o paciente passa a ter sangramentos, o que caracteriza que a dengue clássica evoluiu para a hemorrágica. Esses sangramentos normalmente são na gengiva, ou através do vômito, urina ou fezes.

Enquanto a primeira estaciona nos principais sintomas, como febre e dores no corpo, a segunda é a evolução para o quadro mais grave que pode acontecer mais comumente entre o 3º e 7º dias

O aumento do número de casos de dengue no Distrito Federal acende o alerta para que a população esteja atenta aos primeiros sinais da doença e evite o agravamento da enfermidade. A arbovirose urbana transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti tem quatro sorotipos diferentes, e todos são capazes de causar desde a dengue clássica até a grave, que é mais conhecida como hemorrágica.

Arte: Agência Brasília

Os primeiros sintomas de dengue aparecem entre quatro e dez dias depois da picada do mosquito infectado. Os sinais mais comuns são mal-estar, fadiga, febre alta (acima de 38ºC e que se inicia ao final do dia), dor no corpo, dor retro-ocular (atrás dos olhos), dor de cabeça e dor nas articulações (em locais como joelhos e cotovelos). Vômito, náusea, diarreia e manchas no corpo também podem ser identificadas em alguns pacientes. Há ainda casos assintomáticos ou com a presença de apenas um sintoma.

Tanto a dengue clássica quanto a grave têm os mesmos sintomas nos primeiros dias. A diferenciação ocorre mais frequentemente entre o terceiro e o sétimo dia, quando a febre cessa. No caso da dengue hemorrágica, aparecerão alguns sinais de alerta.

Redação Guará News

Alexandre Torres

Guará terá Dia D de combate à dengue nesta quinta-feira (1º)
Liderada pela administração regional, ação terá a participação da Vigilância Ambiental, SLU e Corpo de Bombeiros

A QE 38, no Guará II, recebe nesta quinta-feira (1º/2) o Dia D de combate à dengue. Equipes da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (SES-DF), Serviço de Limpeza Urbano (SLU), Corpo de Bombeiros (CBMDF) e outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) vão reforçar as ações contra à proliferação do mosquito Aedes aegypti na quadra.
Durante a força-tarefa, também será realizada a limpeza de terrenos na região da QE 38 e a promoção de atividades educativas. O ponto de concentração será na Administração Regional do Guará, às 8h. A ação conjunta ocorrerá das 9h às 17h. Também está prevista a orientação dos moradores e vistorias domiciliares, além do recolhimento de entulhos e inservíveis.
“Contamos com o apoio da população nesta luta contra a dengue. É determinação do governador Ibaneis Rocha esse trabalho integrado entre os diversos órgãos do GDF para vencermos essa guerra contra o Aedes aegypti. Elaboramos uma série de ações preventivas e também vamos atuar no reforço da limpeza de áreas públicas, mas a comunidade também precisa abraçar essa importante causa”, destaca o administrador em exercício do Guará, José Manoel Neto.

Serviço
Dia D de combate à dengue no Guará
Data: 1º de fevereiro (quinta-feira)
Horário: 9h às 17h
Local: QE 38 (Guará II)