Pular para o conteúdo
Início » GDF determina que dia 03 de novembro aulas da rede pública retornam

GDF determina que dia 03 de novembro aulas da rede pública retornam

Por g1 DF

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News

 


Estudantes de escola pública do Distrito Federal — Foto: Mary Leal/Secretaria de Educação

Estudantes de escola pública do Distrito Federal — Foto: Mary Leal/Secretaria de Educação

O governador Ibaneis Rocha (MDB) confirmou, na manhã desta sexta-feira (22), que as aulas totalmente presenciais serão retomadas para alunos da rede pública do Distrito Federal a partir do dia 3 de novembro. Atualmente, as atividades ocorrem de forma híbrida, com parte dos estudantes nas salas de aula e o restante, acompanhando atividades remotas, sendo que os grupos se alternam a cada semana.

Na tarde de quinta-feira (21), a Secretaria de Educação anunciou a volta totalmente presencial em um vídeo publicado nas redes sociais da pasta. Segundo a secretária Hélvia Paranaguá, “nos próximos dias”, o governador vai publicar um decreto flexibilizando medidas contra a Covid-19 na capital. A nova norma vai retirar “uma série de restrições que impedem, hoje, as aulas 100% presenciais”.

g1 entrou em contato com o Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) para comentar o retorno presencial e aguardava um posicionamento até a última atualização desta reportagem.

De acordo com o governador, a medida vale apenas para a rede pública de ensino. Ao ser questionado se as escolas estão preparadas para o retorno integral dos estudantes, Ibaneis disse que “sim”.

Retorno híbrido

 

As atividades presenciais foram retomadas na rede pública do DF em agosto, depois de quase um ano e meio suspensas. A volta ocorreu de forma escalonada e no modelo híbrido.

A Secretaria de Educação determinou que as escolas adotem protocolos de segurança contra o coronavírus, como uso de máscaras e distanciamento entre mesas. O retorno foi possível após a vacinação em massa dos profissionais da educação.

Já nas escolas privadas, as atividades presenciais recomeçaram a partir de setembro do ano passado, seguindo protocolos sanitários.