Pular para o conteúdo
Início » GDF cria comitê de enfrentamento ao sarampo

GDF cria comitê de enfrentamento ao sarampo

Por G1 DF


Servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal aplicam vacina contra o Sarampo — Foto: Breno Esaki/Saúde-DFServidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal aplicam vacina contra o Sarampo — Foto: Breno Esaki/Saúde-DF

Servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal aplicam vacina contra o Sarampo — Foto: Breno Esaki/Saúde-DF

O Governo do Distrito Federal (GDF) criou, nesta segunda-feira (2), o Comitê de Operações Emergenciais para o enfrentamento do sarampo. O grupo, formado por servidores da Secretaria de Saúde, tem como objetivo aprimorar as medidas de prevenção contra a doença.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi encerrada no último sábado (30), com o Dia D de imunização para jovens adultos, de 20 a 29 anos (veja números parciais abaixo). A instalação da força-tarefa dá continuidade às ações de combate à doença.

O grupo terá três meses para analisar os casos de sarampo no Distrito Federal e as metas de vacinação. Após o diagnóstico, o comitê deve elaborar protocolos de serviço, com diretrizes em conformidade às normas nacionais.

De acordo com a portaria que cria o comitê, os integrantes terão o papel de organizar a capacitação dos servidores da rede pública e privada de saúde no DF “de forma a ampliar o potencial de resposta para essa emergência de saúde pública”.

O grupo é formado por 10 servidores, sendo oito da área de Vigilância em Saúde e dois da Gerência de Serviço Social.

Sarampo no DF

Campanha de vacinação contra o sarampo no Distrito Federal — Foto: Breno Esaki/Saúde-DF

Campanha de vacinação contra o sarampo no Distrito Federal — Foto: Breno Esaki/Saúde-DF

O boletim epidemiológico divulgado nesta segunda pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal aponta que a capital registrou cinco casos de sarampo neste ano. A pasta investiga outras 25 suspeitas.

De acordo com a pasta, os primeiros três casos confirmados de sarampo ocorreram no mês de agosto e os outros dois na última semana de outubro. Quatro casos ocorreram na faixa etária de 18 a 28 anos e, em um caso, a pessoa tem 40 anos.

A maioria dos doentes é do sexo masculino, sendo um feminino. Conforme a Saúde, não houve nenhum caso grave ou óbito no período examinado, de janeiro a 9 de novembro.

15 mil jovens foram aos postos

A segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo teve como alvo jovens adultos de 20 a 29 anos. Eles estão na faixa etária de maior incidência da doença.

A vacinação deste grupo começou no dia 18 de novembro e terminou o Dia D, no último sábado. Durante a campanha, 15.169 jovens compareceram aos postos de saúde da capital e 8.810 foram vacinados – os demais tinham restrições ou já estavam imunizados, informou a Secretaria de Saúde.

De 20 a 24 anos:

  • Compareceram: 8.010
  • Vacinaram: 4.562

De 25 a 29 anos:

  • Compareceram: 7.159
  • Vacinaram: 4.248

Total:

  • Compareceram: 15.169
  • Vacinaram: 8.810

Alerta nacional

O sarampo é uma doença infecciosa considerada grave pelo Ministério da Saúde. O vírus era tido como eliminado no país, mas foi reintroduzido em fevereiro de 2018.

Antes disso, o Brasil não registrava nenhum caso desde julho de 2015.

Sarampo tabela — Foto: Arte/G1Sarampo tabela — Foto: Arte/G1

Sarampo tabela — Foto: Arte/G1

Sintomas do sarampo

O sarampo é uma doença viral aguda com alta transmissão. Os principais sintomas são:

  • Febre alta, acima de 38,5ºC
  • Manchas avermelhadas pelo corpo
  • Tosse, coriza e/ou conjuntivite

Os sintomas independem da idade e da situação vacinal da pessoa.