Pular para o conteúdo
Início » Força e trabalho. Saúde e MPDFT juntos contra segunda onda do Covid – 19

Força e trabalho. Saúde e MPDFT juntos contra segunda onda do Covid – 19

O grupo tratou da remobilização de leitos de UTI, reformulação da força de trabalho nas unidades de saúde e resultados

 05/01/2021 16:45

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News

Representantes da Secretaria de Saúde e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) se reuniram nessa segunda-feira (4/1) para discutir estratégias de combate a uma provável segunda onda de Covid-19.

O grupo tratou da remobilização de leitos de UTI, reformulação da força de trabalho nas unidades de saúde e resultados preliminares do inquérito soroepidemiológico. De acordo com Osnei Okumoto, secretário da Saúde, os dados divulgados diariamente nos boletins informativos coincidem com os resultados preliminares do inquérito epidemiológico.

“Há cinco semanas a transmissão estava em 1,3. Na última sexta-feira, o DF chegou à taxa de 0,74 e isso bate muito com os dados apresentados no inquérito”, afirma Okumoto.

No total, 1.077 moradores foram testados em 8 regiões do DF. Pelo menos 80% dos testados apresentaram IGG/IGM negativos, 17% positivos e 3% inconclusivos. Do percentual de positivos, em 82% foi identificada a infecção passada (+IGG), em 13% infecção atual (+IGM) e em 5% o exame deu reagente para o IGG e IGM, mostrando que o morador já apresenta anticorpos para o novo coronavírus, mas sua infecção ainda é recente.

Foram 2.059 imóveis sorteados para o inquérito e visitados, porém em apenas 52% foi possível realizar a pesquisa.

Leitos de UTI

A Secretaria divulgou na quarta-feira (30/12/2020) o plano para mobilizar leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19. No total, somando os já existentes, o DF terá 382 destes leitos. (Com informações da Secretaria de Saúde).