Pular para o conteúdo
Início » Fim de semana no DF tem exposições, teatro e encerramento do projeto Brasília Iluminada

Fim de semana no DF tem exposições, teatro e encerramento do projeto Brasília Iluminada

Por G1 DF

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News

Fim de semana no DF tem exposições, teatro e encerramento do projeto Brasília Iluminada

Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Tchau, Brasília Iluminada

 

O ritmo contagiante do forró e a arte do repente abrem a programação do projeto Brasília Iluminada, nesta sexta-feira (15). O show – que traz a cultura nordestina para o planalto central – faz parte das últimas apresentações do evento, que começou no dia 20 de dezembro e termina no domingo (17).

Para fechar a programação gratuita, o festival traz música clássica e espetáculos de balé, no palco montado em frente à Praça do Cruzeiro, no Eixo Monumental. Lá, o público encontra estruturas de madeira no gramado para indicar o distanciamento entre as pessoas. Também é obrigatório o uso de máscaras. Veja a programação:

Sexta-feira (15)

  • 16h30 – Nordeste – A Poesia do Sertão, com Nilson Freire
  • 17h30 – Quinteto de Cordas e Trompa
  • 18h30 – Beethoven 250 anos

 

Sábado (16)

  • 16h30 – Carol Nogueira Quarteto
  • 17h30 – Quarteto Alvorada
  • 18h30 – Ballet Grupo Bailarinos de Brasília

 

Domingo (17)

  • 16h30 – Coral de Cegos, Projeto Waldir Azevedo
  • 17h30 – Orquestra Sopros da OFB
  • 18h30 – Ballet Grupo Bailarinos de Brasília

 

Ópera online

 

Para os amantes de ópera, o espetáculo “O Telefone” é uma opção para este fim de semana. A obra, que tem duração de 30 minutos, fala sobre o apego da sociedade com aparelhos eletrônicos.

A apresentação será encenada ao vivo, pela internet, nesta sexta e sábado, às 21h. O acesso é gratuito. No elenco, o espectador encontra Janette Dornellas, como soprano, e Roger Vieira é o tenor. O piano será comandado pelo Rafael Ribeiro.

O espetáculo é inspirado em uma ópera escrita por Gian-Carlo Menotti em 1947. “Nessa nova versão, Lucy [protagonista] usa um celular e um tablet, trazendo a ópera para ainda mais perto da realidade de todos”, adiantam os artistas.

Teatro para crianças

 

Já para as crianças, tem a peça “A dama e o vagabundo”, em cartaz no projeto Pátio Aventura. As apresentações podem ser assistidas, de graça, neste sábado e domingo, às 16h, no Piso 3 do shopping Pátio Brasil, na Asa Sul.

Para assistir, basta retirar o ingresso, com antecedência, pelo aplicativo do shopping, disponível para iOS e Android. A capacidade máxima é de 50 pessoas por apresentação. O uso de máscaras é obrigatório.

Projeções na parede

 

Na noite desta sexta, às 19h, o projeto “Origens” ocupa a parede que fica entre o Museu da República e a Rodoviária do Plano Piloto, com projeções que misturam dança e teatro.

O artista Robson Castro — Foto: Divulgação

O artista Robson Castro — Foto: Divulgação

As projeções celebram os 20 anos de carreira do artista Robson Castro. As imagens já foram projetadas, ao longo desta semana, em Ceilândia, Taguatinga, Cruzeiro, Sudoeste, Planaltina e Jardim Botânico.

Segundo os organizadores, a ideia é que o público observe as imagens enquanto passa de carro, a pé ou de ônibus. “Também haverá transmissão ao vivo de trechos nas redes sociais na hora do evento”, explicam.

Os espetáculos são encenados por Robson em parceira com a Cia. Inexistente. O projeto conta com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec).

‘Brasília Museu Aberto’

 

Outra iniciativa que ocupa espaços públicos do DF com arte é a exposição “Brasília Museu Aberto”. A mostra exibe, até domingo (17), pinturas, desenhos e esculturas em painéis de LED fixados no seguintes locais:

  • Aeroporto JK
  • EPTG, na altura da CEB, no sentido Plano Piloto
  • Entrada do Park Shopping
  • L2 Sul, na altura da quadra 608
  • Pontão do Lago Sul

 

Após o encerramento, o conteúdo da mostra também ficará disponível nas redes sociais e no site.

’17 ODS para um mundo melhor’

 

Exposição '7 ODS para um mundo melhor', em Brasília — Foto: Gilberto Evangelista/Divulgação

Exposição ‘7 ODS para um mundo melhor’, em Brasília — Foto: Gilberto Evangelista/Divulgação

Para quem quer conhecer mais sobre os temas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), uma sugestão é visitar a exposição gratuita “17 ODS para um mundo melhor”, que está em cartaz no ParkShopping até 7 de fevereiro.

No espaço, o visitante encontra 17 globos coloridos, cada um com 1,8 metro de altura, que trazem desenhos inspirados em práticas sustentáveis apontadas pela ONU. A mostra está aberta de segunda a sábado, das 10h às 22h, e nos domingos e feriados, das 12h às 22h.

‘Brasília em Linhas’

 

Em homenagem aos traçados da capital federal, a exposição “Brasília em Linhas” reúne 60 obras feitas com canetas esferográficas pelo artista Jailson Belfort. A mostra está no Espaço Lúcio Costa, na Praça dos Três Poderes, com visitação gratuita.

As visitas à exposição podem ser feitas de sexta a domingo, das 9h às 15h. Neste domingo (17), o Jailson realiza visitas guiadas com grupos de visitantes nos seguintes horários:

  • 9h
  • 9h30
  • 10h
  • 10h30
  • 11h30