Festival de Brasília nasceu do sonho de um humanista louco por cinema
Paulo Emílio Salles Gomes presidiu a comissão coordenadora para a criação da Primeira Semana do Cinema Brasileiro, que deu origem ao Festival
Não é possível contar a história do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB) sem passar pela biografia de Paulo Emílio Salles Gomes (1916-1977), o homem que germinou a semente, em 1965, para a criação do que se transformou, hoje, num patrimônio imaterial. Com inscrições abertas até 10 de novembro, o FBCB segue sua continuidade na 53ª edição, que acontece de 15 a 20 de dezembro, com exibição no Canal Brasil e streaming Play Brasil.
“O sucesso do Festival de Brasília se deve muito ao prestígio de Paulo Emílio Salles Gomes (1916-1977), um homem que tinha grande amor pelo cinema brasileiro e presidiu a Comissão Coordenadora para criação da Primeira Semana do Cinema Brasileiro. O evento nasce daí”, recapitula hoje, no auge de seus 91 anos, o baiano Walter Albuquerque Mello, integrante do Comitê de 1965.
Festival de Brasília nasceu do sonho de um humanista louco por cinema
Paulo Emílio Salles Gomes presidiu a comissão coordenadora para a criação da Primeira Semana do Cinema Brasileiro, que deu origem ao Festival
Não é possível contar a história do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB) sem passar pela biografia de Paulo Emílio Salles Gomes (1916-1977), o homem que germinou a semente, em 1965, para a criação do que se transformou, hoje, num patrimônio imaterial. Com inscrições abertas até 10 de novembro, o FBCB segue sua continuidade na 53ª edição, que acontece de 15 a 20 de dezembro, com exibição no Canal Brasil e streaming Play Brasil.
“O sucesso do Festival de Brasília se deve muito ao prestígio de Paulo Emílio Salles Gomes (1916-1977), um homem que tinha grande amor pelo cinema brasileiro e presidiu a Comissão Coordenadora para criação da Primeira Semana do Cinema Brasileiro. O evento nasce daí”, recapitula hoje, no auge de seus 91 anos, o baiano Walter Albuquerque Mello, integrante do Comitê de 1965.
Paulo foi coordenador do curso de Cinema na Universidade de Brasília (UnB), a convite de Pompeu de Souza, um dos articulares na criação da Faculdade de Comunicação da instituição de ensino. Pesquisadora apaixonada pela história do Festival de Brasília, a também baiana Berê Bahia registrou, em texto no catálogo comemorativo dos 30 anos do festival, que o evento nasceu graças à confluência daqueles que falavam de cinema na UnB.
Acrescenta, ainda, que a presença quase mediúnica de Paulo Emílio Salles, com seu estilo sempre didático e hipnótico, foi fundamental para o desembaraço na organização dos encontros e sessões de cinema. “Paulo Emílio é, portanto, o patrono, ou melhor, o pai deste festival”, escreve categoricamente.
“Até o pior filme
brasileiro nos diz
mais que o melhor
filme estrangeiro.”
Paulo Emílio
Personagem marcante e cativo da mostra desde 1969, quando participou pela primeira vez do encontro com o curta-documentário “A Bolandeira”, o cineasta Vladimir Carvalho, 85 anos, concorda. “Paulo Emílio era um humanista de notável cultura, suas aulas aqui ultrapassaram o ambiente acadêmico e ocuparam lugares públicos, sendo aplaudidas efusivamente. Sob sua orientação, com o respaldo de outros mestres e apoio dos alunos, surgiu o que foi chamado inicialmente de 1ª Semana do Cinema Brasileiro”, relata o mestre paraibano.
Serviço:
Inscreva-se na 53o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB)
Adaptações: Alexandre Torres
Guará News