A Companhia Energética de Brasília finalizou nesta quinta-feira (27/6) a instalação de luminárias LED na Feira da Torre de TV, na área central de Brasília. A obra faz parte do projeto de revitalização para tornar o Distrito Federal mais iluminado e seguro.
Foram substituídas no local 76 luminárias convencionais por LED e instalados 55 postes de aço com luz de LED, totalizando 131 novos pontos. Esse tipo de luminária, além de trazer mais luminosidade para o local, também pode gerar economia de até 60% para o GDF, já que os LED’s possuem 60 mil horas de vida útil e perdem apenas 30% da capacidade quando atingem esse tempo, ao passo que as lâmpadas de vapor de sódio queimam quando atingem 32 mil horas.
Segundo o diretor-técnico da Companhia Energética de Brasília, Paulo Afonso Machado, a ideia de iluminar a Torre de TV surgiu de uma demanda dos feirantes. “O turismo em Brasília é mais voltado a eventos e congressos que acontecem durante o dia. O horário que os visitantes podem ir à Feira da Torre é justamente a noite, quando ela está fechada”, explica Afonso. “Iluminando o local, que é um ponto turístico da capital, abrimos uma nova opção de comércio, que, além de aumentar a atividade comercial dos feirantes, também fomenta a economia”, conclui.
O valor investido pelo GDF na obra foi de R$ 469.412,69, que será retornado aos cofres públicos com a economia de energia.
*Com informações da CEB
A Torre de TV é um marco visual da cidade. É a segunda estrutura mais alta do Brasil, com 230 metros de altura, pode ser avistada de longe. Além de ser avistada de longe, a Torre de TV impressiona por sua imponência e prende os olhares quando vista de perto. Não é à toa que o ponto é um dos atrativos mais visitados da capital.
O projeto é de Lucio Costa, arquiteto e urbanista responsável pelo projeto do Plano Piloto da nova capital. Foi inaugurada em 1967 para receber antenas de emissoras de rádio e TV.

Brasília 24/01/2017 – Torre de Tv . ROBERTO CASTRO/Mtur
No primeiro piso, o mezanino se apresenta como um amplo espaço para eventos com 360º de vista para contemplação. No interior, um painel de azulejos de Athos Bulcão transforma a visitação numa experiência completa de Brasília e sua identidade.
O mirante da Torre, a 75 metros do chão, é um passeio imperdível para quem visita Brasília e quer verdadeiramente entender a disposição urbana da cidade. A vista panorâmica das Asas Sul e Norte e dos monumentos dispostos no Eixo Monumental, emoldurados pelo Lago Paranoá, é uma experiência que se deve levar na memória.
A visita à Torre de TV se completa com o passeio pela fonte luminosa e pela famosa Feira da Torre, que oferece aos visitantes o melhor do artesanato e da identidade locais.
Foto: Setur-DF
SERVIÇO
Mirante:
Visitação suspensa.
Mezanino:
Visitação suspensa.
Feira de Artesanato:
De terça a quinta-feira, das 9h às 17h, e de sexta-feira a domingo, das 9h às 18h.
Fonte Luminosa:
Terça a sexta-feira:
12h e 18h (30 minutos de duração, totalizando 60 minutos/dia)
Sábado, domingo e feriados:
10h, 12h, 17h, 18h e 19h (30 minutos de duração, totalizando 150 minutos/dia).
ADAPTAÇÕES: ALEXANDRE NUNES TORRES
GUARÁ NEWS