Feira da Torre recebe nova iluminação de LED A obra faz parte do projeto de revitalização para tornar o Distrito Federal mais iluminado e seguro

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

A Companhia Energética de Brasília finalizou nesta quinta-feira (27/6) a instalação de luminárias LED na Feira da Torre de TV, na área central de Brasília. A obra faz parte do projeto de revitalização para tornar o Distrito Federal mais iluminado e seguro.

Foram substituídas no local 76 luminárias convencionais por LED e instalados 55 postes de aço com luz de LED, totalizando 131 novos pontos. Esse tipo de luminária, além de trazer mais luminosidade para o local, também pode gerar economia de até 60% para o GDF, já que os LED’s possuem 60 mil horas de vida útil e perdem apenas 30% da capacidade quando atingem esse tempo, ao passo que as lâmpadas de vapor de sódio queimam quando atingem 32 mil horas.

Segundo o diretor-técnico da Companhia Energética de Brasília, Paulo Afonso Machado, a ideia de iluminar a Torre de TV surgiu de uma demanda dos feirantes. “O turismo em Brasília é mais voltado a eventos e congressos que acontecem durante o dia. O horário que os visitantes podem ir à Feira da Torre é justamente a noite, quando ela está fechada”, explica Afonso. “Iluminando o local, que é um ponto turístico da capital, abrimos uma nova opção de comércio, que, além de aumentar a atividade comercial dos feirantes, também fomenta a economia”, conclui.

 

O valor investido pelo GDF na obra foi de R$ 469.412,69, que será retornado aos cofres públicos com a economia de energia.

*Com informações da CEB

 

A Torre de TV é um marco visual da cidade. É a segunda estrutura mais alta do Brasil, com 230 metros de altura,  pode ser avistada de longe. Além de ser avistada de longe, a Torre de TV impressiona por sua imponência e prende os olhares quando vista de perto. Não é à toa que o ponto é um dos atrativos mais visitados da capital.

 

O projeto é de Lucio Costa, arquiteto e urbanista responsável pelo projeto do Plano Piloto da nova capital. Foi inaugurada em 1967 para receber antenas de emissoras de rádio e TV.

Brasília 24/01/2017 – Torre de Tv . ROBERTO CASTRO/Mtur

 

No primeiro piso, o mezanino se apresenta como um amplo espaço para eventos com 360º de vista para contemplação. No interior, um painel de azulejos de Athos Bulcão transforma a visitação numa experiência completa de Brasília e sua identidade.

 

O mirante da Torre, a 75 metros do chão, é um passeio imperdível para quem visita Brasília e quer verdadeiramente entender a disposição urbana da cidade. A vista panorâmica das Asas Sul e Norte e dos monumentos dispostos no Eixo Monumental, emoldurados pelo Lago Paranoá, é uma experiência que se deve levar na memória.

 

A visita à Torre de TV se completa com o passeio pela fonte luminosa e pela famosa Feira da Torre, que oferece aos visitantes o melhor do artesanato e da identidade locais.

 

 

Foto: Setur-DF

SERVIÇO

A Torre de TV de Brasília está fechada para manutenção. Por essa razão, o mirante e o mezanino, estão fechados.

Mirante:

Visitação suspensa.

 

Mezanino:

Visitação suspensa.

 

Feira de Artesanato:

De terça a quinta-feira, das 9h às 17h, e de sexta-feira a domingo, das 9h às 18h.

 

Fonte Luminosa:

Terça a sexta-feira:

12h e 18h  (30 minutos de duração, totalizando 60 minutos/dia)

 

Sábado, domingo e feriados:

10h, 12h, 17h, 18h e 19h (30 minutos de duração, totalizando 150 minutos/dia).

ADAPTAÇÕES: ALEXANDRE NUNES TORRES

GUARÁ NEWS

Você também pode querer ler