Pular para o conteúdo
Início » Exposição Cores do Cerrado na Feira do Guará em comemoração ao aniversário da cidade, não perca

Exposição Cores do Cerrado na Feira do Guará em comemoração ao aniversário da cidade, não perca

Exposição Cores do Cerrado na Feira do Guará em comemoração ao aniversário da cidade, não perca

Cores do Cerrado 01

Alexandre Torres

Redação Guará News

‘Cores do Cerrado’ é uma exposição comemorativa dos 52 anos de fundação da cidade do Guará. A Feira do Guará que abriga essa mostra, talvez, seja o lugar mais emblemático da nossa cidade, pois é polo irradiador das mais diversas manifestações populares.

Aliás, a diversidade é o que melhor define o mote dessa curadoria, que norteou a seleção de 9 artistas para compor essa mostra. Nesse momento singular da nossa humanidade, resolvemos privilegiar artistas mulheres e artistas da comunidade LGBT, para reafirmar seus protagonismos na construção da identidade cultural guaraense. Nossa região possui uma característica bem marcante, pois à medida que aprofundamos no período de estiagem, florescem os ipês que vão pintando a paisagem do Cerrado de: roxo, amarelo, branco e rosa. Esse fenômeno mostra resiliência e força da nossa vegetação, de superar as adversidades climáticas e colorir nosso horizonte. Mas, a arte na pandemia, também é um lugar de resistência.

Ela é um sopro de vida em meio ao caos social provocado por esse último ataque biológico, e intensificado pela crise política que vivemos. Não há como fecharmos os olhos para a atual recessão econômica a nível global que assola, principalmente, os grupos sociais minorizados.

As mulheres e membros da comunidade LGBT foram os que mais perderam, para além dos trabalhadores. Por meio dessa intervenção cultural, que acontece ao lado da pastelaria mais famosa da região, resolvemos dar lugar de fala a esses protagonistas do aniversário do Guará.

Texto: Thiago Magalhães