Pular para o conteúdo
Início » Estação do Guará mais 4 estações do Metrô tem pontos de coleta de lixo eletrônico

Estação do Guará mais 4 estações do Metrô tem pontos de coleta de lixo eletrônico

Cinco estações do Metrô têm pontos de coleta de lixo eletrônico

A Semana do Lixo Zero ocorre de 23 a 31 de outubro e envolve mais de 100 cidades brasileiras

AGÊNCIA BRASÍLIA * I EDIÇÃO: CAROLINA JARDON

A população do Distrito Federal conta agora com novos postos de coleta de lixo eletrônico. Os PEVs (pontos de entrega voluntária) estão instalados nas estações Guará, Águas Claras, Terminal Samambaia, Ceilândia Centro e Terminal Ceilândia. Os resíduos serão destinados, após triagem, à reciclagem ou ao descarte correto.

Os PEVs (pontos de entrega voluntária) estão instalados nas estações Guará, Águas Claras, Terminal Samambaia, Ceilândia Centro e Terminal Ceilândia | Foto: divulgação Metrô

A ação integra uma série de iniciativas para celebrar a Semana do Lixo Zero, idealizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil.

A Semana do Lixo Zero ocorre de 23 a 31 de outubro e envolve mais de 100 cidades brasileiras. Atenta à questão da sustentabilidade, um dos eixos trabalhados pela Gerência de Projetos Especiais, a Companhia aderiu à causa.

“As várias parcerias que fazemos nos permitem unir esforços para realizarmos diversas ações que melhorem de forma significativa a vida da população. O Metrô acredita na importância da destinação correta dos resíduos e agora consegue tornar acessível o descarte correto, através dos PEVs localizados nas estações”, conta Letícia Divina, gerente de Projetos Especiais.

A instalação dos PEVs também é parte do Projeto Reciclotech, que tem como parceiro governamental a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e é gerido pela Programando o Futuro, organização da sociedade civil (OSC) com mais de 20 anos de experiência no ramo. A entidade foi selecionada e habilitada a partir de processo de chamamento público junto à Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).

Apenas em 2019, o projeto Reciclotech e seus parceiros garantiram que 23 toneladas de resíduos tivessem descarte final ambientalmente correto, reciclaram 95 mil Kg de plástico e doou mais de 1.600 computadores. Com isso, evitou que 1.560 kg de metais tóxicos fossem emitidos e 2 milhões de litros de água fossem economizados.

Materiais que podem ser descartados nos PEVs:

– Informática: microcomputador, monitor (tubo, LCD, LED e plasma), notebook, servidor, teclado, mouse, modem, roteador, impressora, estabilizador, tablet e no-break.

– Televisão: televisão de tubo de imagem, LED, LCD e plasma.

– Eletroeletrônicos: videocassete, DVD player, aparelho de som, controle remoto, forno de microondas, secador de cabelo, prancha de cabelo.

– Aparelhos telefônicos: aparelho celular, acessórios, smartphone, aparelhos telefônicos com e sem fio, fax e secretária eletrônica.

– Resíduos eletrônicos: baterias de notebooks, baterias de no-breaks, chapas de raios-X, cabos de força, cabos, carregadores e adaptadores.

Materiais que não são recolhidos nos PEVs:

Lâmpadas, papel, plástico, copos, bitucas de cigarro, vidro e resíduos orgânicos.

* Com informações do Metrô

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News