Pular para o conteúdo
Início » Em um mês, 17 mil pessoas se tornam trabalhadores informais no DF, diz IBGE

Em um mês, 17 mil pessoas se tornam trabalhadores informais no DF, diz IBGE

Por G1 DF

 


População do DF com uso de máscaras faciais — Foto: TV Globo/Reprodução

População do DF com uso de máscaras faciais — Foto: TV Globo/Reprodução

Entre agosto e setembro, 17 mil pessoas se tornaram trabalhadores informais no Distrito Federal. No mês passado, a capital tinha 382 mil profissionais nessa modalidade. O número é 4,6% maior que o registrado no mês anterior.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (23).

De acordo com o levantamento, o mês de setembro registrou o segundo maior número total de trabalhadores informais no DF neste ano, perdendo apenas para maio, quando 383 mil profissionais estavam nessa modalidade (veja abaixo).

Quantidade de trabalhadores informais cresce no DF — Foto: IBGE/Divulgação

Quantidade de trabalhadores informais cresce no DF — Foto: IBGE/Divulgação

O estudo classifica como trabalhadores informais as seguintes categorias:

  • Empregado do setor privado sem carteira;
  • Trabalhador doméstico sem carteira;
  • Empregador que não contribui para o INSS;
  • Trabalhador por conta própria que não contribui para o INSS;
  • Trabalhador não remunerado em ajuda a morador do domicílio ou parente.

 

De acordo com a pesquisa, a força de trabalho no DF é estimada em 1,52 milhão de pessoas. Desse total, no mês de setembro, apenas 1,31 milhão estavam trabalhando. O restante, 215 mil pessoas, estavam desempregadas.

Entre os profissionais ocupados, o maior percentual (34,8%) era composta por empregados do setor privado com carteira assinada. Em seguida, estão os trabalhadores por conta própria (21,5%) e militares e servidores estatutários (19,0%).

Trabalho na pandemia

 

A pesquisa mostra que, entre os meses de agosto e setembro, o número de ocupados no DF se manteve estável. O nível da ocupação no mercado de trabalho brasiliense era de 52,5% em agosto e, no mês passado, registrou 52,2%.

Em setembro, 7,5% das pessoas ocupadas estavam afastadas do trabalho. Este percentual vem apresentando uma queda desde o mês de maio, quando registrou 22,4%.

O índice de profissionais que trabalham e estão afastados do serviço devido ao distanciamento social também teve redução ao longo dos meses da pesquisa, saindo de 19,7% em maio para 4,4% em setembro.

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News