Pular para o conteúdo
Início » Dia mundial sem carro reuniu mais de 300 ciclistas na Esplanada dos Ministérios

Dia mundial sem carro reuniu mais de 300 ciclistas na Esplanada dos Ministérios

Veículo na garagem de casa e mais de 300 bikes circulando pelas ruas

Bsb, 23.09.2021

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News

No Dia Mundial sem Carro, ciclistas se reúnem na Esplanada dos Ministérios em nome do meio ambiente, do trânsito seguro e da saúde

RAFAEL SECUNHO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

“Temos uma cidade de vias largas, então dá sim para compatibilizar o uso do carro com o da bicicleta”Zélio Maia, diretor-geral do Detran-DF

Cerca de 300 ciclistas tomaram conta da Esplanada dos Ministérios na noite desta quarta-feira (22). Com suas roupas reflexivas, bikes de diferentes modelos e capacetes, eles rodaram 10 km em um passeio em alusão ao Dia Mundial sem Carro. A iniciativa foi do Departamento de Trânsito (Detran/DF), que desenvolve campanhas educativas para estimular o uso da bicicleta e também o respeito ao ciclista.

Grupos de ciclistas se reuniram em frente ao Museu da República para a pedalada de 10 km em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro. Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

Os participantes – de todos os cantos do DF – se reuniram em frente ao Museu da República e de lá foram até o Palácio da Alvorada, retornando ao ponto de partida. Suaram a camisa para convidar a população a uma reflexão: diminuir a dependência de veículos automotores em seus trajetos. Atualmente, a capital possui 2 milhões de automóveis em circulação.

Gente como a professora Mary Kato, 48 anos. Paramentada com sapatilhas, capacete e uma roupa rosa, ela deixou o carro no Gama e veio pedalando. “Tenho carro mas uso mais para viajar. Pedalar para mim é uma terapia, me faz muito bem. Mas, ainda acho que falta um pouco mais de respeito, de consciência dos motoristas com relação ao espaço usado pelos ciclistas”, avaliou.

A família Sousa veio de Sobradinho para o passeio. O aposentado Eleomar, 54 anos, e os filhos Gabriela, 18 anos, e Miguel, 13 anos, pedalam sempre juntos na Floresta Nacional (Flona), próximo à Taguatinga, e se empolgaram com o pedal noturno. “Acho importante o governo incentivar o uso de outras formas de transporte. É menos poluente, menos trânsito nas ruas”, opinou o pai de família. “Se ao invés de 2 milhões de carros nas ruas, tivéssemos o mesmo tanto de bicicletas, a vida estaria melhor”, completou.

Segurança dos ciclistas

Além do incentivo ao uso da bicicleta, a segurança do ciclista tem sido uma preocupação constante do Detran-DF, que vem realizando campanhas educativas, lembrando que ambos têm responsabilidade na preservação da vida de quem circula de bike pela capital.

40% a menosde mortes com ciclistas em um ano

“Temos uma cidade de vias largas, então dá sim para compatibilizar o uso do carro com o da bicicleta”, destacou o diretor-geral, Zélio Maia. “Procuro sempre falar às pessoas que usem a bicicleta ou uma boa caminhada quando forem à padaria, ao comércio. Não há necessidade do carro”, acrescentou. Maia também participou do passeio e saiu à frente do pelotão de ciclistas.

As ações educativas têm surtido efeito até o momento: o número de ciclistas mortos nas vias da capital está em queda. Nos oito primeiros meses deste ano, houve uma redução de 40% na quantidade de óbitos em comparação com o mesmo período de 2020. E, o Detran tem pregado em suas campanhas um parâmetro importante: a distância de 1,5m que o motorista deve manter de uma bicicleta em circulação.

Convivência harmônica

A convivência harmônica entre os dois tipos de transporte vem melhorando muito, conforme lembrou o diretor de educação de trânsito do Detran-DF, Marcelo Granja. “Hoje há uma consciência bem maior do espaço de cada um. E vamos promover mais passeios ciclísticos em todas as regiões administrativas mensalmente para falar de segurança e ainda para mostrar que é uma ótima alternativa ao uso de carros e motos”, disse.

O passeio ciclístico também marcou essa que é a Semana Nacional de Trânsito. O lema criado pelo Detran pelo em 2021 é: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas.” E o respeito ao ciclista, também.