Exames de direção estavam suspensos desde 22 de março, após registro de aglomeração. Bancas retornam no sábado (17); são 5,7 mil vagas até 30 de abril.
Por G1 DF
Adaptações: Alexandre Torres
Guará News
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/7/L/BqOv8gSjyLcpZCFwEtxA/detran3.jpeg)
Placa do Detran-DF — Foto: TV Globo/Reprodução
As bancas de avaliação estavam suspensas desde 22 de março porque, segundo o Detran-DF, os candidatos “teimavam em provocar aglomerações nas áreas adjacentes aos exames” (saiba mais abaixo).
Com a retomada do agendamento, o departamento prevê o retorno das provas práticas já no próximo sábado (17). Já, os exames teóricos voltarão a ser aplicados a partir de segunda-feira (19). Até 30 de abril, o Detran vai disponibilizar 5,7 mil vagas nas bancas:
- Exames teóricos: 3.048 vagas
- Exames práticos: 2.655 vagas
-
Suspensão e novas estratégias
Desde 22 de março, os exames de direção aplicados pelo Detran-DF estavam suspensos. Segundo o departamento, a decisão havia sido tomada “em razão do descumprimento das medidas de segurança [contra a Covid-19] por parte de candidatos e acompanhantes que teimavam em provocar aglomerações nas áreas adjacentes aos exames”.
Ao anunciar o retorno dos exames de direção, o Detran também informou que vai realizar três bancas práticas aos sábados, como forma de “diluir o quantitativo de vagas e reduzir o fluxo de pessoas”.
“Esperamos contar com a consciência de todos no cumprimento das medidas de segurança necessárias nesse momento de pandemia que estamos vivendo”, destaca o diretor-geral do Detran, Zélio Maia.
No sábado (20), candidatos se aglomeraram na fila de espera para exames do Detran-DF — Foto: Arquivo pessoal
Outra medida é reduzir de seis para quatro o número de candidatos que farão a prova prática de direção usando o mesmo veículo. A recomendação é para que as pessoas não levem acompanhantes.
Para realizar os exames do Detran-DF, os candidatos devem usar corretamente a máscara de proteção contra a Covid-19 e higienizar as mãos, além de evitar aglomerações e respeitar o distanciamento social nas áreas de exames. No caso da prova prática, também é obrigatório que os vidros dos veículos permaneçam abertos durante a avaliação.