Pular para o conteúdo
Início » CUFA recebe doações do GDF

CUFA recebe doações do GDF

Central Única das Favelas recebe doações do GDF

Famílias de cinco regiões no DF receberão, neste fim de semana, kits de higiene do comitê Todos Contra a covid

LUCÍOLA BARBOSA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA I EDIÇÃO: CAROLINA JARDON

Em mais uma ação de proteção contra a covid-19, o comitê Todos Contra a covidentregou, na manhã desta terça-feira (11), 10 caixas contendo 220 unidades de álcool gel, além de máscaras e cartilhas informativas sobre a doença, aos representantes da Central Única das Favelas (Cufa) do Distrito Federal. Os insumos serão distribuídos, pela central, a partir desta sexta-feira (14) às famílias residentes em cinco regiões: Pôr do Sol/ P Sul/ Vila Madureira; Gama; Planaltina; Samambaia e Itapoã.

O vice-governador, Paco Britto, coordenador do comitê, recebeu os cinco representantes desses locais na Residência Oficial do Lago Sul. No total, a Cufa atende 14 regiões no DF.

O vice-governador, Paco Britto, coordenador do comitê, recebeu os cinco representantes desses locais na Residência Oficial do Lago Sul. No total, a Cufa atende 14 regiões no DF | Foto: Vinícius de Melo / Agência Brasília

Presente ao evento, o presidente da instituição do Distrito Federal, Bruno Kesseler, reconheceu a importância dessa parceria com o comitê e agradeceu ao vice-governador, em nome da Cufa distrital e também da nacional. “Estamos passando por um momento especial, desde o ano passado [devido à pandemia]. Essa parceria é fundamental para minimizar os impactos [sociais]”, revelou.

Segundo Bruno Kesseler, até o momento, desde a criação em março de 2020 da campanha Cufa Contra o Vírus – que tem o intuito de arrecadar alimentos e produtos de higiene e de limpeza para famílias em situação de vulnerabilidade social -, mais de 120 mil famílias foram atendidas e cerca de 900 toneladas de alimentos já foram distribuídos pela organização às pessoas nessas condições.

Um pouco sobre a Cufa

Trata-se de uma organização brasileira, que existe há 20 anos, reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver.

Em relação à Cufa local, há mais de cinco anos a equipe trabalha para criar chances e abrir portas para a profissionalização, aprendizado e conhecimento aos jovens.

Comitê

O comitê Todos Contra a covid foi criado pelo governador Ibaneis Rocha, pelo decreto n°40.611, de 9 de abril, e é coordenado pelo vice-governador Paco Britto, para atuar no fomento ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (covid-19) e assim diminuir os danos causados por esta doença.

Entre as doações mais importantes, por meio do comitê, estão o hospital acoplado de Ceilândia e, o mais recente de Samambaia, também acoplado, que deverá ser entregue à população ainda nesta semana. Os dois hospitais ficarão como legado à população do DF e juntos oferecerão cerca de 200 leitos. As extensões do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) ocorreram com recursos da iniciativa privada, sem nenhum gasto do Governo do Distrito Federal.

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News