Pular para o conteúdo
Início » Covid-19: DF registra 1.023 mortes pela doença; infectados somam 76,6 mil

Covid-19: DF registra 1.023 mortes pela doença; infectados somam 76,6 mil

Por G1 DF


Passageiros na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília  — Foto: TV Globo/Reprodução

Passageiros na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução

A capital ultrapassou a marca de mil mortes por Covid-19. O balanço atual aponta 1.023 vítimas da doença. São 21 novos registros nas últimas 16 horas.

De acordo com a Secretaria de Saúde, entre os óbitos, 90 são de pessoas que moravam em outros estados, mas buscaram atendimento na capital.

Mesmo com o aumento de casos, esta semana o DF passa por nova etapa de flexibilização do isolamento social, com a reabertura de bares e restaurantes (veja detalhes abaixo). Ao mesmo tempo, a taxa de ocupação dos leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede pública está em 78,4% desde quarta.

Segundo o GDF, entre os registros da Covid-19, 13.459 (17,6%) pacientes estão com o vírus ativo no corpo, outros 81,1% já se recuperaram.

Leitos de UTI

Entre os 657 leitos de UTIs reservados para Covid-19 na rede pública, 483estavam ocupados até as 12h desta quarta (15). Houve a abertura de três leitos desde quarta, mas a taxa de ocupação permaneceu estável (78,4%).

No Hospital Regional da Ceilândia (HRC) – local que concentra número de infectados, 9,5 mil casos do novo coronavírus e mais de 200 mortes – das 37 vagas em UTI, apenas três estão disponíveis.

Na rede privada, das 261 vagas em UTI reservadas para infectados pelo coronavírus, 245 estão em uso. A taxa é de 94,2% de ocupação.

Bares e restaurantes

Nesta terça (15), bares e restaurantes voltaram a abrir após decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB). Os estabelecimentos devem seguir uma série de regras sanitárias, como o distanciamento de dois metros entre mesas, com limitação de até seis clientes em cada uma delas.

Contudo, casos de desrespeito às regras foram vistos na rua da capital na primeira noite de reabertura, como em Taguatinga. Na QNL 30, um bar atendeu clientes com mesas próximas uma dos outras, sem respeitar a medida ideal de segurança.

Bar em Taguatinga Norte tem mesas próximas uma das outras e mesas lotadas — Foto: TV Globo/Reprodução

Bar em Taguatinga Norte tem mesas próximas uma das outras e mesas lotadas — Foto: TV Globo/Reprodução

A reabertura dos estabelecimentos não é permitida em Ceilândia, Sol Nascente e Pôr do Sol. As regiões passam por medida de restrição no comércio, apenas atividades essenciais podem funcionar.

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News