Pular para o conteúdo
Início » Conheça mais sobre Jofran Frejat. Homenagem a quem merece. CLDF em momento solene

Conheça mais sobre Jofran Frejat. Homenagem a quem merece. CLDF em momento solene

Conheça quem foi Jofran Frejat

Filho de João Frejat e Adélia Frejat. Casado com Denise Nunes Martins Frejat. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1962, mesmo ano que se mudou para Brasília onde trabalhou no Hospital Regional da Asa Sul. Pós-graduado pela Universidade de Londres em 1972, foi titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Mastologia e do Colégio Internacional de Cirurgiões.[1] Diretor do Instituto Médico Legal do Distrito Federal (1973-1979) nos governos Hélio Prates da Silveira e Elmo Serejo Farias, foi Secretário de Saúde no governo Aimé Lamaison e posteriormente secretário-geral do Ministério da Previdência Social além de ocupar uma cadeira no conselho diretor da Fundação Hospitalar do Distrito Federal.[3]

Eleito deputado federal pelo PFL do Distrito Federal em 1986[4] e participou da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição de 1988. Reeleito em 1990, afastou-se para ocupar a Secretaria de Saúde no segundo governo Joaquim Roriz.[nota 1] Filiado ao PP, foi reeleito em 1994, ingressou no PPB, votou contra a Emenda da Reeleição e conquistou um novo mandato em 1998, afastando-se para retornar para a Secretaria de Saúde no terceiro governo Joaquim Roriz.[nota 2] Disputou uma cadeira no Senado Federal em 2002 ingressou no PTB e foi reeleito deputado federal em 2006.[4]

Em 2014 candidatou-se ao governo brasiliense obtendo 27,72% dos votos, o que o fez disputar o segundo turno, vencido pelo senador Rodrigo Rollemberg. Quatro anos depois iniciou um processo de pré-candidatura ao governo brasiliense pelo PR, mas desistiu de concorrer ao cargo.

Em setembro de 2020 foi diagnosticado com câncer de pulmão. após 20 dias na UTI, morreu no início da noite do dia 23 de novembro.[2]

É irmão do também político José Frejat e tio do cantor e compositor Roberto Frejat, parceiro de Cazuza e fundador do Barão Vermelho.

CLDF faz 1 minuto de silêncio em homenagem a Jofran Frejat

Deputados distritais lamentaram a morte do ex-secretário de Saúde do DF e ex-deputado federal

MICHAEL MELO/METRÓPOLES
ACâmara Legislativa (CLDF) prestou um minuto de silêncio em homenagem a Jofran Frejat, nesta terça-feira (24/11). O ex-secretário de Saúde e ex-deputado federal morreu nessa segunda-feira (23/11).

A homenagem foi proposta pelo o vice-presidente da CLDF, Rodrigo Delmasso (Republicanos).

“Gostaria de pedir aos nobres parlamentares que a gente pudesse fazer um minuto de silêncio em memória e em respeito ao ex-secretário de Saúde e ex-deputado federal Jofran Frejat”, assinalou.

Integridade

Segundo Chico Vigilante (PT), Frejat foi um exemplo para a política do DF. “Um dos homens mais brilhantes e mais íntegros que conheci”, afirmou.

Integridade

Segundo Chico Vigilante (PT), Frejat foi um exemplo para a política do DF. “Um dos homens mais brilhantes e mais íntegros que conheci”, afirmou.

Brasília perdeu um grande líder, um grande cidadão. Jofran Frejat construiu uma história com muito trabalho, dedicação e sempre colocou a sinceridade e a ética acima de qualquer negociação ou acordo político. Foi reconhecido várias vezes pelo eleitor de Brasília, merece nosso respeito. Seus projetos foram direcionados para os que mais necessitavam e como empresário e médico lutou pelo desenvolvimento econômico de Brasília e pela geração de empregos. Fica os ensinamentos e o jeito respeitoso de fazer política do nosso Dr. Frejat.
Quero me solidarizar com toda família e amigos, e me colocar à disposição nesse momento difícil.

Rafael Prudente
Presidente da Câmara Legislativa do DF