Pular para o conteúdo
Início » CLDF celebra os 50 anos da Embrapa em plenário homenagem do deputado Wellington Luis (MDB)

CLDF celebra os 50 anos da Embrapa em plenário homenagem do deputado Wellington Luis (MDB)

CLDF celebra os 50 anos da Embrapa em plenário homenagem do deputado Wellington Luis (MDB)

Guará DF, 26 de novembro de 2023

Para o Guará News

Alexandre Torres

 

 

 

 

A Câmara Legislativa celebrou os cinquenta anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em sessão solene no plenário na manhã desta quarta-feira (22), com transmissão ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube.

O autor da homenagem, deputado Wellington Luiz (MDB), destacou que a Embrapa é uma das empresas mais importantes do País, sendo, portanto, “motivo de alegria e orgulho” para a CLDF comemorar este aniversário, celebrado com todos os seus servidores, “heróis invisíveis da sociedade brasileira”.

Ao agradecer a homenagem da Casa, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, resgatou a história e dividiu as conquistas da empresa, obtidas em parceria com os órgãos estaduais de pesquisa, parceria público-privadas e, principalmente, com os produtores rurais, a quem ela pediu uma salva de palmas. Primeira mulher a comandar a instituição, Massruhá disse que, nesses cinquenta anos, a empresa investiu muito em estrutura, mas, especialmente, em pessoas, o que propiciou a formação de um quadro de pessoal de excelência.

Segundo ela, a Empraba tem “a sustentabilidade como fio condutor” e contribuiu com a revolução na agropecuária do Brasil, que se tornou uma potência agrícola. A presidente discorreu também sobre as diversas atuações e pesquisas desenvolvidas pela Embrapa, que devem ser potencializadas nos próximos anos para que a empresa continue sendo “referência em agricultura tropical”. Nesse cenário, ela citou o necessário suporte das políticas públicas.

“O apoio do Legislativo é fundamental para que uma empresa como a Embrapa possa avançar”, reforçou a diretora-executiva da empresa, Selma Beltrão, que reiterou a importância do trabalho em rede. Ela citou a robustez dos recursos humanos no DF, com cerca de mil e quinhentos servidores, os quais atuam em cinco unidades de pesquisa: agroenergia, café, cerrado, hortaliças, recursos genéticos e biotecnologia.

Para o chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso, a história da agricultura brasileira se confunde com a própria Embrapa, perpassando as fases de expansão, de produtividade, e a atual, de sustentabilidade. Na avaliação de Alonso, nos próximos anos deve haver uma nova revolução na agricultura, no contexto da bioeconomia, onde devem ter destaque os biocombustíveis e os químicos renováveis, cenário este em que o papel da empresa continuará a ser fundamental.

Ao observar que a Embrapa Café coordena o programa de pesquisa nacional sobre esse produto, o chefe da área, Antônio Fernando Guerra, lembrou que o Brasil é o maior exportador mundial do produto, responsável por cerca de R$ 7 bi na balança comercial brasileira. “A cultura do café acompanha o desenvolvimento do nosso País”, afirmou. Guerra pontuou ainda que hoje há 340 mil produtores rurais de café, sendo que 82% são pequenos produtores e produtores familiares. “Essa é a nossa maior força”, considerou.
Revitalização

Chefe da unidade Cerrados, Sebastião Pedro Neto ressaltou que a Embrapa participou da transformação do Brasil, que, há cinquenta anos era um país importador de alimentos e hoje ocupa o primeiro lugar de produtor e exportador de soja, milho e carne de frango. Nesse período, a empresa conseguiu, a partir de pesquisa científica, adaptar um leque de produtos ao ambiente tropical brasileiro, informou. “O aniversário de cinquenta anos é um marco para que possamos refletir sobre a empresa”, opinou, ao argumentar pela necessidade de revitalização do quadro de pessoal, uma vez que “a primeira geração cumpriu sua missão”. Por isso, ele pediu apoio para a realização de concurso a fim de repor o quadro de servidores, que são “a maior riqueza da Embrapa”.

As contribuições da Embrapa Hortaliças foram expostas pelo chefe da unidade, Warley Nascimento, ao assinalar que a empresa capacita os produtores de hortaliças do DF e Entorno. Já o responsável pelos Recursos Genéticos e Biotecnologia, Marcelo Silva, explicou que o objetivo da unidade é conservar a diversidade e o banco genético da área de agricultura e pecuária do País.

Referência mundial

Por sua vez, o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), Marcus Vinicius Sidoruk Vidal, enfatizou que a Embrapa, nesses cinquenta anos, transformou-se na maior empresa pública de pesquisa agropecuária do País, referência mundial nas pesquisas em agricultura tropical.  De acordo com Vidal, a Embrapa contribuiu com a expansão da fronteira agrícola, adaptação de culturas, melhoramento genético e incorporação de novas áreas de plantio.
Ao término da solenidade, servidores e parceiros da empresa foram homenageados com moções de louvor pelos serviços prestados à população do DF.

Franci Moraes – Agência CLDF