Pular para o conteúdo
Início » Cassado no TSE, José Gomes vai recorrer ao STF para tentar manter mandato

Cassado no TSE, José Gomes vai recorrer ao STF para tentar manter mandato

Cassado no TSE, José Gomes vai recorrer ao STF para tentar manter mandato

Esta será a última cartada do parlamentar para não perder a cadeira na Câmara Legislativa do DF

ATUALIZADO 07/10/2020 7:36

HUGO BARRETO/METRÓPOLES
O deputado distrital José Gomes (PSB) deixará a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) no momento em que a sentença de cassação do mandato chegar ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Para tentar reverter a decisão, o parlamentar vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Na noite desta terça-feira (6/10), por unanimidade no mérito, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato de Gomes por abuso de poder econômico.

A primeira suplente dele é a ex-deputada distrital Luzia de Paula (PSB). Nesta fase do processo, a única forma de Gomes permanecer no cargo é conseguindo uma liminar favorável no STF.

Mas a tese foi vencida no plenário do TSE. E, no mérito, os magistrados foram unânimes pela cassação. Na leitura do advogado Cleber Lopes, o TSE ignorou a sua própria jurisprudência.

Jurisprudência

“A defesa não tem outra posição se não discordar e vai ao Supremo Tribunal Federal. Ao nosso juízo, com todo respeito, o TSE deixou de observar a sua própria jurisprudência”, afirmou.

Lopes ressaltou que no julgamento do ex-governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão (MDB), o TSE julgou a mesma questão e teve entendimento oposto. Ou seja, ignorou a jurisprudência, o que fere a segurança jurídica.

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News