Pular para o conteúdo
Início » Cajá. Conheça mais desta deliciosa fruta que veio das ilhas do oceano Pacífico

Cajá. Conheça mais desta deliciosa fruta que veio das ilhas do oceano Pacífico

Cajá. Conheça mais desta deliciosa fruta que veio das ilhas do oceano Pacífico

Guará DF, 21 de março de 2024

Redação Guará News

Alexandre Torres

 

 

O cajá é originário das Ilhas da Sociedade, no Oceano Pacífico, presente em quase todo o território brasileiro, principalmente no Norte e no Nordeste. A cajazeira se adapta bem em climas úmido e quente. A colheita dos frutos é feita manualmente. O período de safra varia de estado para estado.

cajá é uma fruta com boa aceitação no paladar do brasileiro. No Nordeste, o consumo é feito de várias formas. Ela é presente no cardápio de restaurantes por sucos, vitaminas e também em drinks. Na literatura há relatos da origem das cajazeiras na região que se estende do Sul do México até o Paraguai e leste do Brasil.

A professora Luciana de Siqueira Oliveira*, engenheira de alimentos e doutora em bioquímica, explica que a época de safra do cajá varia de acordo com a região produtora. Na Paraíba, por exemplo, acontece de maio a julho. No Ceará, entre janeiro e maio, e de março a maio no sul da Bahia.

“No Ceará, as regiões com frequência anual de precipitação média (acima de 1.100 mL) são consideradas as mais propicias para o cultivo e produção do cajá. Entre elas, podemos destacar o litoral próximo à Fortaleza e nas serras, incluindo Guaramiranga, Baturité e Ibiapaba”, aponta a professora.

BENEFÍCIOS DO CAJÁ

 

O cajá é rico em vitaminas A e C
Legenda: O cajá é rico em vitaminas A e C
Foto: Shutterstock

 

A polpa do cajá apresenta quantidades significativas de potássio, magnésio, fósforo e cobre. Possui em sua composição compostos com ação antioxidante, incluindo fenólicos e carotenoides.

Com relação aos carotenoides, β-criptoxantina é o principal encontrado neste fruto, sendo este composto responsável pelo seu alto nível de atividade pró-vitamina A. Uma porção de 100 g de polpa de cajá pode fornecer mais de 37% da dose diária recomendada de vitamina A.

“De maneira geral, o processamento de frutos em sucos, néctares, entre outros produtos, pode levar a uma diminuição no conteúdo de seus constituintes nutricionais, como vitaminas, fibras e compostos bioativos. Assim, considero que a melhor forma de consumo é o fruto in natura, mas na sua indisponibilidade, a polpa do fruto fornecerá uma boa quantidade dos seus nutrientes”, destaca a professora.

EXISTE A ÉPOCA DO CAJÁ COMO A DO CAJU?

 

Cajazeira e fruto em processo de maturação
Legenda: Cajazeira e fruto em processo de maturação
Foto: Embrapa/Fruticultura Tropical espécies regionais e exóticas

 

O cajá, assim como o caju, apresenta sazonalidade, um dos principais fatores que limitam seu cultivo em escala comercial significativa, explica a professora Luciana.

“Sua frutificação só ocorre uma vez por ano, variando de acordo com a região produtora. Por exemplo, no Ceará ocorre entre os meses de janeiro a março, já em Manaus, entre dezembro e fevereiro”, destaca a profissional.

É recomendado plantio da cajazeira no período chuvoso, no caso de propagação por semente.