Pular para o conteúdo
Início » Caixa D’água garante abastecimento durante manutenção na rede

Caixa D’água garante abastecimento durante manutenção na rede

imagem03-11-2020-21-11-57

A água que sai das estações de tratamento e bombeamento do DF tem uma distância longa para chegar aos usuários. house-a rede de abastecimento da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem uma extensão de 9,3 quilômetros. Para que tudo funcione perfeitamente, é necessário realizar a manutenção nesta estrada constantemente. Por isso, a Caesb lembra que o abastecimento pode ser interrompido, momentaneamente, para garantir a segurança do sistema e dos trabalhadores. E, nesse sentido, quem não tem caixa d’ água instalada no prédio pode ficar sem abastecimento por até 24 horas.

Coordenador de Manutenção da Manutenção de Redes da Água do Oeste do DF, Valdir José Viana reforça a importância da instalação das caixas d’ água em ambas as residências e no comércio e nas indústrias em geral “. Por lei, cada unidade padrão deve ter um volume mínimo de volume correspondente ao consumo médio diário. A caixa d’ água é uma reserva essencial, que garante o fornecimento do imóvel em ocasiões em que os fornecimentos são suspensos devido a serviços de manutenção corretiva [quando há ruptura de rede], manutenção preventiva [intervenções para prevenir problemas] ou melhoria do sistema distribuidor de água [trabalha para a expansão de redes, interligações e / ou equipamentos e válvulas de controlo], ” explica Valdir.

A Caesb garante que todos esses serviços são executados da forma mais rápida, apenas para minimizar a suspensão da oferta de água. Valdir Viana explica que “além da proposta de reserva de água que a caixa d’ água possibilita, contribui para a estabilidade do sistema distribuidor, permitindo um melhor controle da pressão das redes de distribuição por meio de uma válvula de redução de pressão.”

Em momentos de maior consumo, os clientes usarão inicialmente o volume armazenado nas caixas d’ água. A substituição deste volume será produzida de forma gradual, ” acrescenta o coordenador.

Para comprar uma caixa de água adequada para o prédio, os usuários podem ser orientados no momento da compra seguindo uma conta simples. Em média, cada pessoa consome 100 litros de água por dia. Para chegar ao resultado, é preciso apenas multiplicar esses 100 litros pelo número de pessoas no prédio. Por exemplo: um depósito de 500 litros é suficiente para abastecer uma família de cinco pessoas dentro de um período de 24 horas.

A Caesb informa que a reserva de volume mínimo correspondente ao consumo médio diário, em cada unidade usual, aparece no artigo 50 da Resolução nº 14 da Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento (Adasa), de 27 de outubro de 2011. O dispositivo estabelece as condições para a disponibilização e utilização de serviços públicos de utilidade pública para o abastecimento de água e esgotamento sanitário no Distrito Federal. A norma reforça ainda que o usuário é responsável por limpar e desinfectar a instalação predial de água e o depósito predial antes da ligação final-e, posteriormente, por limpeza e desinfecção bianual do reservatório.

imagem03-11-2020-21-11-06

Limpar a caixa de água

Limpar a caixa d ‘ água é essencial para garantir um adequado e ambiente bacteria-livre. A poluição da água põe em risco a saúde e pode causar vários tipos de doenças.

O período ideal para a execução deste serviço é a chegada do frio, quando há queda nas temperaturas e, consequentemente, diminuição do consumo. O ideal é limpar e sanar o depósito da casa a cada seis meses.

A limpeza é simples e não é necessário que a empresa especializada faça isso. A seguir, confira as dicas da Cesb sobre como manter a caixa d’ água sempre limpa e bem plugada. Os materiais básicos para limpeza da caixa d’ água são: balde, pá de plástico, vassoura, vassoura, panelas limpas, água sanitária, luvas, botas de borracha e óculos.

Primeiro, feche o registro de entrada da caixa d’ água ou bloqueie a boia, usando um pequeno cordão ou fita adesiva;

Por favor, filtre a caixa d’ água usando água no consumo diário;

Tampe a tomada de água, localizada na parte inferior da caixa, usando um pano. A providência evita a água utilizada na limpeza de dentro do duto;

Executar limpeza das paredes e fundo da caixa d’ água com vassoura, ou esfregando superfícies com zangões de pano;

Dê toda a água usada na limpeza e depois seque a caixa;

Dilue um litro de água sanitária a 5 litros de água por mil litros de capacidade de caixa d’ água;

Aguarde cerca de 30 minutos para completar a limpeza enxaguando a caixa com água limpa e, em seguida, removendo a água usada na limpeza final;

complete o procedimento abrindo o procedimento abrindo o procedimento abrindo o procedimento. registrando a entrada de água ou liberando a caixa para preencher a caixa normalmente;

Recode a tampa e verifique se a peça está corretamente fixada, para evitar a entrada de sujeira e insetos;

Observe etiqueta adesiva a data de executar a limpeza da caixa e fixe-a na parte externa do equipamento;

Recomendo a limpeza da caixa d’ água a cada seis meses, garantindo a potabilidade da água fornecida pela Caesb.

Algumas dicas para manter sua caixa d’ água

Tampe bem sua caixa d’ água. Por uma questão de saúde pública, eles devem ser bem tampados para que não siram como criadouros do mosquito e, assim, não contribuam para surtos de dengue. No verão, o Aedes aegypti procura água limpa e deixa de se reproduzir.

O que fazer se a tampa for danificada: tal peça é essencial para garantir a qualidade da água, especialmente para que não se misture com a chuva. A tampa original deve ser trocada, isoladamente, quebra de caso ou vala.

Como comprar outra tampa: meça a largura e, de preferência, escolha uma da mesma marca da caixa d’ água original. Assim, a peça se encaixará melhor no equipamento e a água não estará em risco de contaminação por animais, insetos ou água da chuva-o que em muitas ocasiões parece estar limpo, mas pode conter contaminantes (assim chamados de chuva ácida).

* Com informações do Caesb

Adasa water Caesb (DF Environmental Sanitation Company) caixa de água DF fornecimento de água GDF infraestrutura rede de fornecimento