Pular para o conteúdo
Início » Bacalhoada na Páscoa, delícias para fazer, porque Bacalhau na Páscoa

Bacalhoada na Páscoa, delícias para fazer, porque Bacalhau na Páscoa

Bacalhoada na Páscoa, delícias para fazer, porque Bacalhau na Páscoa

Guará DF, 22 de março de 2024

Redação Guará News

Alexandre Torres

 

 

Porque o Bacalhau é consumido na Páscoa?

21 set, 2021

Segundo a tradição, seu consumo no Brasil foi influenciado pelos portugueses

O bacalhau é um dos pratos mais tradicionais da Páscoa e representa uma tradição católica cristã, originada na Idade Média, e que orientava os fiéis a jejuarem e absterem-se de comer carne na Quaresma, período que vai da quarta-feira de cinzas até o domingo de Páscoa.

História

O Bacalhau chegou ao Brasil trazido pela Família Real, em 1808, mas existem registros de existirem fábricas para processamento do Bacalhau na Islândia e na Noruega no Século IX.

Os Vikings são considerados os pioneiros na descoberta do Cod Gadus Morhua, espécie que era farta nos mares que navegavam. Para preservar todas suas propriedades alimentícias, mesmo durante as longas viagens, eles secavam o peixe ao ar livre até que perdesse um quinto do seu peso, endurecesse e pudesse ser comido aos pedaços durante a viagem. Entretanto, foram os bascos, povo que habitava as duas vertentes dos Pirineus Ocidentais, do lado da Espanha e da França, que tiveram a ideia de salgar o pescado para preservar o alimento por mais tempo e iniciaram o comércio do bacalhau.

Desde a chegada da Família Real ao Brasil e até o início da Segunda Guerra Mundial, o bacalhau era um produto relativamente barato, acessível a todas as famílias. A partir de 1945, veio a escassez de comida na Europa, e o preço do bacalhau aumentou muito, restringindo o consumo popular e passando a frequentar as mesas brasileiras principalmente no Natal e na Páscoa, datas mais expressivas da festas cristãs.

Bacalhau não é peixe

Este é um termo mais amplo, utilizado para se referir a um processo de salga e seca de determinados peixes de clima frio. Quatro deles são do oceano Ártico (Noruega, Canadá, Rússia, Islândia e Finlândia) e o quinto é do Pacífico, ou Alasca.

Confira as principais diferenças entre eles:

Gadus morhua: o legítimo, conhecido tradicionalmente como bacalhau do porto, pescado em águas profundas do Atlântico Norte. Sua cor é mais amarelada quando seco e, após o preparo, torna-se mais branca e sua carne é mais nobre devido a alimentação disponível em seu habitat. Suas lascas são claras e tenras.

Gadus macrocephalus: pescado no oceano Pacífico Norte, esse peixe é mais fibroso e suas lascas não se soltam facilmente. Sua cor é branca, mesmo quando seco e seu sabor é característico.

Saithe: Com uma cor mais escura e sabor intenso, esse peixe é considerado um primo mais barato. Sua carne desfia com facilidade quando cozido.

Ling: De cor branca, porém, com postas mais finas, que não desfiam facilmente, essa espécie é ideal para receitas grelhadas, pois é mais firme e não se desfaz.

Zarbo: um dos menores, e, por isso, com postas mais finas também, esse peixe de textura mais firma é muito utilizado na preparação de bolinhos e caldos.

Pratos variados

Sua versatilidade permite que esteja presente em pratos variados e saborosos. Existe sempre uma receita de bacalhau que é tradição na Páscoa e não podem faltar ingredientes como as azeitonas e o azeite, uma combinação perfeita para pratos deliciosos!

Fonte:

http://lazer.hsw.uol.com.br/bacalhau-da-pascoa.htm

A bacalhoada é um prato tradicional da culinária portuguesa, muito apreciado também aqui no Brasil. Ela consiste em um guisado feito com bacalhau dessalgado, azeite, cebola, alho, tomate, batatas, pimentão e azeitonas. É uma refeição saborosa e bastante popular, especialmente em épocas festivas como a Semana Santa e o Natal. Vale reafirmar que o bacalhau é um peixe salgado e seco, que precisa ser dessalgado antes de ser utilizado na preparação do prato! Esta receita de bacalhoada é uma excelente opção para quem aprecia frutos do mar e sabores intensos. Aprenda com a gente como fazer bacalhoada!

Ingredientes (6 porções)

  • peixe bacalhau1,50 kg de bacalhau
  • batata800 g de batatas descascadas e em fatias entre 0,5 e 1 cm
  • pimentão verde1 pimentão verde cortado em tiras
  • pimentão vermelho1 pimentão vermelho cortado em tiras
  • cebola2 cebolas grandes fatiadas
  • alho2 dentes de alho picadinhos
  • tomate2 tomates maduros sem pele e sem semente cortados em pedaços grandes
  • azeitona preta sem caroço100 g de azeitonas pretas sem caroço
  • Kitano - Pimenta-do-reino e cominho em pó1 pitada de pimenta-do-reino (se gostar)
  • ovo3 ovos cozidos
  • azeiteazeite para regar
  • salsal a gosto
  • cheiro-verde (salsa e cebolinha)cheiro-verde picado

Modo de preparo

Modo de preparo : 
  1. 1

    Deixe o bacalhau de molho de um dia para o outro, trocando a água pelo menos 3 vezes.

  2. 2

    Desfie e reserve.

  3. 3

    Em uma panela grande, coloque as batatas, cubra com água e cozinhe por cerca de 20 minutos, com a panela tampada.

  4. 4

    Escorra, corte as batatas em rodelas finas e reserve.

  5. 5

    Em um refratário retangular untado com azeite, faça camadas, começando com os tomates, depois a cebola, as batatas, o bacalhau, as ervilhas, os pimentões, as azeitonas e o cheiro-verde.

  6. 6

    Tempere com 1 colher (chá) de sal e 1 colher (café) de Ajinomoto, e regue com o azeite.

  7. 7

    Repita o processo e finalize com os ingredientes que restarem.

  8. 8

    Finalmente, distribua sobre a superfície as rodelas de ovo cozido, regue novamente com o azeite de oliva e leve ao forno baixo (150°), pré-aquecido, por cerca de 1 hora ou até que os ingredientes estejam “al dente”.

  9. 9

    Sirva em seguida.

  10. 10

    Sirva com arroz branco, salada verde e o vinho da sua preferência.

  11. 11

    Se sobrar, sirva frio no dia seguinte. É uma delícia também.