Pular para o conteúdo
Início » Acidente que deixou mulher morta com corpo partido ao meio tem resposta de motorista ” trânsito parou de repente em cima da linha”

Acidente que deixou mulher morta com corpo partido ao meio tem resposta de motorista ” trânsito parou de repente em cima da linha”

Acidente que deixou mulher morta com corpo partido ao meio tem resposta de motorista ” trânsito parou de repente em cima da linha”

Guará DF, 18 de novembro de 2023

Para o Guará News

Alexandre Torres

Por Afonso Ferreira

O motorista do ônibus que colidiu com um trem, na tarde desta sexta-feira (17), prestou depoimento à Polícia Civil. Uma mulher morreu e pelo menos cinco pessoas ficaram feridas após o trem bater na lateral do ônibus, no SIA, em Brasília

Após o acidente, o motorista do ônibus foi levado para o Hospital de Base em estado de choque. Até a manhã deste sábado (18), ele continuava internado. Ele não apresentava ferimentos, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

À Polícia Civil, o motorista disse que estava em um engarrafamento quando o trânsito parou “de repente em cima da linha” e que ele foi surpreendido pelo trem de carga. Ainda de acordo com o relato, ele não teve como sair do local. Um passageiro confirma .

o motorista alegou que o veículo era velho, com mais de 10 anos de uso, e não teve força para arrancar o veículo da linha do trem. Ele disse ainda que ficou “preso” entre dois carros e, por isso, não conseguiu sair de cima da linha do trem.

À polícia, ele disse que realizava o trajeto — da W3 Sul para o P Sul, em Ceilândia — a cada 15 dias. Sobre a placa que alerta da passagem do trem, ele disse apenas que ela “sempre ficava lá”. O depoimento foi colhido pela 3ª Delegacia de Polícia, na Cruzeiro.

Por não ter fugido do local e não ter ingerido bebida alcoólica, o motorista não foi preso em flagrante.

Passageiro confirma

 

Um dos passageiros que prestou depoimento confirmou as informações dadas pelo motorista. Ele disse que “o sinal fechou e não teve como o ônibus ir para frente ou para trás”.

Segundo o homem — que precisou de atendimento médico, mas já estava em casa na noite desta sexta —, havia um carro atrás do ônibus e um caminhão na frente.

Em depoimento, o passageiro afirmou ainda que, só depois que o ônibus já estava parado em cima da linha férrea, o trem buzinou.

Acidente

 

O ônibus estava sobre a linha do trem e foi atingido na lateral. Uma pessoa morreu e outras cinco ficaram feridas. — Foto: Reprodução/Jornal Nacional

O ônibus estava sobre a linha do trem e foi atingido na lateral. Uma pessoa morreu e outras cinco ficaram feridas. — Foto: Reprodução/Jornal Nacional

Um motorista que passava pelo local filmou o momento do acidente (veja no início da reportagem). Nas imagens é possível ver o ônibus atravessando a linha férrea lentamente e, em seguida, o trem atingindo o veículo.

É possível ouvir o trem emitir sinal sonoro de alerta antes da batida. O cobrador do ônibus e uma passageira foram levados em estado grave para o hospital.

O ônibus é da Viação Marechal e ia da W3 Sul para o P Sul, em Ceilândia. A empresa confirmou que a vítima que morreu era passageira e diz que “lamenta profundamente o acidente e que colabora integralmente com as investigações em andamento”.

O ônibus passou por perícia. O trem da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) carregava bauxita, um tipo de alumínio, em 102 vagões.

A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), lamentou o acidente e disse que se solidariza aos familiares da vítima.

“Em uma análise prévia realizada com as imagens do acidente, é possível observar que o coletivo avançou a passagem em nível sem atentar para a sinalização do local e para os avisos de emergência emitidos pela composição ferroviária”, diz a ANTT.

A ANTT disse que acionou a concessionária para que sejam apuradas as responsabilidades do acidente, que terá até 30 dias para apresentar o laudo à Agência, apontando as causas do ocorrido. A agência informou também que “realizou inspeção técnica em todas as passagens em nível (PNs) de Brasília em 11 de julho e também promoveu ações educativas no local do acidente para orientar motoristas sobre os cuidados ao cruzar uma passagem em nível”.

Vítimas, segundo o Corpo de Bombeiros do DF

 

  1. A Senhora N. A. V, de 58 anos, que estava consciente e orientada, apresentando corte profundo do lado direito da cabeça, fraturas no braço esquerdo e clavícula direita. Transportada para o Hospital de Base pela aeronave Resgate 04 do Corpo de Bombeiros.
  2. O senhor J. B. F, idade não informada, estava inconsciente e instável. Foi transportado pelos bombeiros para o Hospital de Base, apresentando traumatismo cranioencefálico grave.
  3. O senhor J. R. C, de 47 anos, transportado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital de Base consciente e orientado, apresentando escoriações na face e nos braços.
  4. A senhora M. P, de 19 anos, transportada pelo Samu para o Hospital Regional da Ceilândia sem traumas físicos, apenas com crise nervosa.
  5. O senhor P. D. C, de 42 anos, condutor do ônibus, transportado pelo Samu, em estado de choque e em crise nervosa, não apresentava ferimentos.
  6. A senhora J. A. V, de 37 anos, apresentava lesões incompatíveis com a vida e teve seu óbito declarado ainda no local.

 

O que diz a empresa Marechal?

 

“Lamentamos profundamente o acidente ocorrido nesta sexta-feira (17) envolvendo um ônibus da nossa empresa e um trem. Nossos assistentes sociais e psicólogos estão comprometidos em acompanhar de perto o caso, assegurando toda a assistência necessária às vítimas e seus familiares.

Informamos que colaboraremos integralmente com as investigações em andamento e aguardaremos o resultado da perícia para esclarecer os detalhes desse trágico incidente. Estamos dedicados a prestar total transparência e apoio neste momento difícil”.