Pular para o conteúdo
Início » 7.589 casos prováveis de dengue; atenção em todo DF. Planaltina é única região em alta

7.589 casos prováveis de dengue; atenção em todo DF. Planaltina é única região em alta

Por G1 DF

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News


Larvas do mosquito da dengue — Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Larvas do mosquito da dengue — Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

O Distrito Federal registrou 7.589 casos prováveis de dengue, segundo boletim da Secretaria de Saúde divulgado na sexta-feira (11). Esse total representa uma redução de 79,4%, na comparação com o mesmo período de 2020, quando houve 36.837 notificações.

O boletim é referente ao período entre 3 de janeiro a 29 de maio. São 531 casos a mais do que o informado há uma semana. Nesses quatro meses, a secretaria também registrou cinco mortes pela doença. As vítimas, de acordo com a pasta, eram moradoras de Ceilândia Planaltina.

Entre o total de notificações, a secretaria confirmava 99 casos de dengue “com sinais de alarme” e sete eram considerados “casos graves”.

Casos por região

 

Entre as regiões, Planaltina apresentou o maior número de casos prováveis (1.764) de dengue e foi a única cidade a registrar alta de casos de janeiro a maio, na comparação com o mesmo intervalo de 2020.

Já em relação ao aumento de registros este ano, também se destacam Sobradinho (+ 786), Ceilândia (+ 728) e Sobradinho II (+ 532). Veja relação abaixo:

Casos de dengue por região, no DF — Foto: SES-DF/Divulgação

Casos de dengue por região, no DF — Foto: SES-DF/Divulgação

Já, considerando a proporção de casos a cada 100 mil habitantes, as maiores taxas de incidência de dengue, em 2021, estão concentradas nas regiões de Sobradinho, Planaltina e Paranoá.

Prevenção

 

Para evitar a reprodução do Aedes aegypti em casa e, consequentemente, reduzir os ataques do mosquito, o Ministério da Saúde reuniu uma série de orientações. Confira abaixo:

  • Fazer uso de repelente sempre que estiver em áreas consideradas de infestação. Os mais indicados pela OMS são à base de Icaridina e que oferecem até 12 horas de proteção;
  • Priorize o uso de roupas claras, leves e que cubram todo o corpo – o Aedes aegypti tem atração pelo suor e por cores escuras;
  • Faça exames de rotina e, em caso de sintomas similares aos da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus, procure a unidade de saúde mais próxima e consulte um médico.
  • Utilize telas de proteção com buracos de, no máximo, 1,5 milímetros nas janelas da casa;
  • Deixe as portas e janelas fechadas, principalmente nos períodos do nascer e do pôr do sol;
  • Mantenha o terreno de casa sempre limpo e livre de materiais ou entulhos que possam ser criadouros;
  • Tampe os tonéis e caixas d’água;
  • Mantenha as calhas sempre limpas.