Pular para o conteúdo
Início » 64 dias sem chuva no DF. DF soma 3,5 mil hectares de vegetação queimada; área é maior que Águas Claras

64 dias sem chuva no DF. DF soma 3,5 mil hectares de vegetação queimada; área é maior que Águas Claras

Por Milena Castro*, G1 DF

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News

Queimada no DF — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Queimada no DF — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Em pouco mais de sete meses, o Distrito Federal já teve 3,5 mil hectares de vegetação queimada, segundo o Corpo de Bombeiros. A área consumida pelas chamas é maior do que a região de Águas Claras, por exemplo, que tem 31,50 km², o equivalente a 3.150 hectares.

O levantamento considera os incêndios que ocorreram de janeiro até 2 de agosto de 2021. Nessa conta não foram incluídas as ocorrências que aconteceram depois desta data, como os 63 hectares de vegetação destruídos pelas chamas no último dia 4.

Focos de incêndio no mês de agosto no DF, segundo o Inpe:

2020: durante todo mês todo de agosto foram 22 focos

2021: até 16 de agosto foram 21 focos

Seca no Cerrado

O DF completa, nesta quarta-feira (18), 64 dias sem chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de precipitação em Brasília, pelo menos, até 29 de agosto.

Com o tempo seco, aumentam as chance de queimadas no Cerrado, alerta o major João Henrique, do Corpo de Bombeiros do DF.

“Em função das características do bioma, a vegetação ressecada favorece a queima, que, na grande maioria dos casos, tem origem na ação humana”, diz o militar.

 

No DF, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) é responsável por cuidar das Unidade de Conservação (veja aqui lista de locais). Estimativas do órgão mostram que 99% dos focos de incêndio registrados durante o período de estiagem são provocados por queima de restos de podas ou por bituca de cigarro.

No caso de incêndios nas Unidades de Conservação, a orientação é entrar em contato com o Ibram pelo número (61) 99224-7202, que funciona 24 horas. O instituto pede que, se possível, as pessoas mandem mensagem pelo WhatsApp, enviando a localização, foto e até um breve relato da situação. “Isso vai ajudar a dimensionar a equipe e os equipamentos necessários para o combate”, diz o Ibram.

Já para as ocorrências de incêndio em outras áreas, a orientação é ligar para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193O CBMDF orienta que apenas pessoas treinadas atuem no combate as chamas.

“Se o proprietário rural possuir treinamento em primeira resposta, poderá empregar uma equipe para evitar danos maiores, como o alastramento do incêndio ou a morte de animais”, dizem os bombeiros.