Pular para o conteúdo
Início » Setembro Amarelo tem início com música e exposição fotográfica Eventos na Região de Saúde Centro-Sul continuarão ao longo do mês

Setembro Amarelo tem início com música e exposição fotográfica Eventos na Região de Saúde Centro-Sul continuarão ao longo do mês

Setembro Amarelo tem início com música e exposição fotográfica

Eventos na Região de Saúde Centro-Sul continuarão ao longo do mês

AGÊNCIA BRASÍLIA *

A liberação de balões amarelos para simbolizar a liberdade e a leveza da vida marcou o início das atividades do Setembro Amarelo na Região de Saúde Centro-Sul. O ato foi feito no Instituto de Saúde Mental (ISM) nesta segunda-feira (9/9). A iniciativa, que aborda o tema do suicídio com o devido cuidado, transcorrerá por todo o mês.

As ações de hoje contaram ainda com uma exposição fotográfica feita por um paciente do ISM. Ele recebeu alta depois de participar das oficinas terapêuticas disponibilizadas pela unidade – uma delas, a de fotografia.

Os participantes do evento também foram agraciados com apresentação do coral formado por usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III do Riacho Fundo I, localizado no Instituto de Saúde Mental. Após a performance, um paciente demonstrou interesse em criar um grupo de prevenção ao suicídio, ideia que deve ser lançada oficialmente no final deste mês.

Ideia dos balões amarelos é para simbolizar a liberdade e a leveza da vida | Foto: Secretaria de Saúde / Divulgação

Para a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Moema Campos, a abertura do Setembro Amarelo ajudou a divulgar toda a programação de eventos para o mês de valorização da vida e prevenção ao suicídio, ação que envolve unidades de atenção primária, secundária e terciária.

“A proposta do Setembro Amarelo é tratar a saúde mental como prioridade. Com essas iniciativas, feitas com muito carinho, queremos estimular a empatia e o cuidado com a saúde mental de forma proativa para evitar o suicídio”, explicou Moema.

As ações terão sequência com o Desfile da Primavera no ISM, com participação dos pacientes da unidade. A programação também prevê a realização de oficinas de Práticas Integrativas de Saúde (PIS) no Hospital Regional do Guará (HRGu), além de sessão cinema e palestra do Centro de Valorização da Vida (CVV), ambos no Caps III do Riacho Fundo I.

Confira aqui a programação completa.

* Com informações da Secretaria de Saúde

Adaptações:

Alexandre Torres

Guará News