Pular para o conteúdo
Início » Segunda Chamada faz homenagem emocionante no Dias dos Professores

Segunda Chamada faz homenagem emocionante no Dias dos Professores

Segunda Chamada faz homenagem emocionante no Dias dos Professores

Os mestres farão depoimentos da dura realidade de educadores no Brasil

DivulgaçãoDIVULGAÇÃO

a próxima terça-feira (15/10/2019), vai ao ar o segundo episódio de Segunda Chamada, a nova série da Globo vai aproveitar a data, na qual se comemorar o Dia dos Professores, para fazer uma homenagem emocionante aos mestres.

A Escola Estadual Carolina Maria de Jesus, onde se passa a série, é impregnada da vocação inabalável de seus professores, que praticamente dão a vida por seus alunos. Na homenagem, no final do episódio, educadores darão depoimentos reais sobre os desafios da educação brasileira.

Antes, na trama, Lucia (Debora Bloch) precisa lidar com a consequência de ter levado a bebê de Solange (Carol Duarte) para casa e Marco André (Silvio Guindane) enfrenta, em seu primeiro dia de aula, uma situação extrema envolvendo a colega Sônia (Hermila Guedes) e um aluno. Já Eliete (Thalita Carauta) é obrigada a esconder um segredo de Natasha (Linn da Quebrada) para garantir a permanência da estudante na escola.

A noite foi mal dormida para Lucia, que, no dia seguinte ao abandono da bebê de Solange, acorda decidida a resolver a situação a seu modo. No entanto, a mãe da criança parece ter desaparecido sem deixar rastros. Sem escolha, a professora de português volta à escola, apreensiva pela mentira que precisará contar a Jaci sobre o que aconteceu na noite anterior.

O problema a persegue até a sala de aula, onde a educadora se sente mais segura. O presente e o passado parecem se misturar em sua memória, deixando-a cada vez mais agoniada. Lúcia só volta à realidade quando Alejandra (Rosalva Vanessa) e Javier (Gabriel Rafael Diaz), dois alunos venezuelanos, a tiram, momentaneamente, de suas preocupações com uma dúvida da matéria: “Fiquem atentos aos artigos. Água, no Português, é uma palavra feminina. Então, o correto seria: a água está limpa, e não o água. Alejandra agradece, se esforçando para falar o idioma: “Seria bom se todos fossem pacientes como a senhora.”

O roubo de seu carro e o susto envolvendo Maicon Douglas (Felipe Simas) parecem não ter desanimado Marco André. O professor de Artes, nova matéria da escola, está pronto para fazer a diferença. Dessa vez, ele é acompanhado pela colega Eliete: “Boa sorte! Qualquer coisa, grita que estou aqui do lado”. Achando graça da situação, ele responde: “Tá tranquilo, Eliete. Não é a primeira vez que tô dando aula”. A professora de matemática sabe o que está dizendo: “Mas é a primeira no ensino noturno. Então, boa sorte!”. A princípio, Marco André não parece levar a sério as palavras da colega, mas tudo muda quando, em vão, se apresenta à turma, que o ignora e continua em total estado de algazarra. Com seus modos de escola particular, Marco André pede educadamente a um de seus estudantes: “Ô, amigo! Faz o favor de sentar”. Com seus cabelos grisalhos e rosto cansado, o aluno fecha a cara: “ Meu nome é Osmar e não sou seu amigo. Nem te conheço, meu filho.”

Na sala ao lado, é dia de trabalho de matemática, mas algo tira a concentração dos alunos: o barulho do ventilador que deu curto, de novo. Todos reclamam e Natasha se oferece para mexer no objeto: “Na minha casa, quem mete a mão para consertar tudo sou euzinha”. Ao levantar o braço, a aluna deixa aparecer a sua navalha, no bolso da calça, a mesma que usou no dia anterior para se proteger das agressões dos colegas no banheiro masculino. Eliete percebe e, incomodada, vai tirar satisfação com a aluna: “Imagina se todo mundo entrar armado aqui dentro, garota? Me perdoa, mas não posso fazer vista grossa para uma coisa dessas”. Natasha é firme em sua resposta de que não vai se separar da navalha, afinal, a estudante vive em estado de alerta dentro e fora da escola, algo que, no fundo, Eliete também sabe. A professora, temendo que a aluna abandone a escola, decide então acobertar Natasha, mesmo sabendo que nada vai mudar.

Enquanto isso, Sônia escreve a sua matéria na lousa, ainda pensativa sobre que aconteceu na entrada da escola. Seu marido Carlos (Otávio Muller) se atrasa mais uma vez para buscar as crianças com a mãe e reage de modo agressivo aos questionamentos da esposa. A cena é presenciada por Reginaldo, um dos alunos, que chega ao colégio no exato momento em que Carlos e Sônia estão discutindo. “Tá tudo bem aí, professora?”, pergunta. Carlos perde ainda mais a paciência. “Tá se metendo por quê”, diz agressivo antes de acelerar o carro com os filhos e sumir da vista de Sônia. Reginaldo não gosta do que vê e diz à professora: ”Desculpe falar, mas acho que a senhora merece coisa melhor”. Sônia olha para o aluno, sem graça. Com muito custo, ela termina a sua aula e vai descansar na sala dos professores, quando, longe da vista de todos, Reginaldo a surpreende e parece insistir em algo que só existe na sua cabeça: “Se você deixar, eu te trato que nem uma rainha.” Sônia tenta se desvencilhar do estudante, que, cada vez mais agressivo, puxa a educadora com violência, fazendo-a cair: “Pelo amor de Deus! Eu sou sua professora”. Mas Reginaldo não escuta e começa a tirar o cinto da calça. Buscando um minuto de descanso, Marco André entra na sala, vê a cena e parte para cima de Reginaldo, imobilizando-o. O susto mostra a Marco André como as coisas realmente acontecem no ensino noturno.

Segunda Chamada é uma coprodução da Globo com a O2 Filmes, escrita por Carla Faour e Julia Spadaccini com Maíra Motta, Giovana Moraes e Victor Atherino, criada por Carla Faour, Julia Spadaccini e Jo Bilac. Com direção artística de Joana Jabace, a obra conta com a direção de Breno Moreira, João Gomez e Ricardo Spencer.
A série vai ao ar às terças-feiras, logo após a 2ª temporada de Filhos da Pátria.

Adaptações: Alexandre Torres

Guará News